Já são conhecidos os vencedores do Samsung Smart App Challenge 2012, um desafio promovido pela fabricante de telemóveis, que tem como objetivo incentivar a criação de novas aplicações móveis para Galaxy Note e Galaxy Tab.

O desafio decorreu durante cinco meses, período em que recebeu projetos de 70 países. Participações avaliadas, por especialistas e pelo público, foram distinguidos 80 projetos, apps que estão disponíveis na loja de aplicações da fabricante.



Hoje damos destaque a algumas das ideias vencedoras, que no conjunto recebem prémios de 3,12 milhões de euros, a que se juntam outros apoios para a divulgação das suas aplicações.



O grande vencedor na categoria de jogos foi a aplicação Gun and Blood. A história deste jogo é simples e o objetivo também: exterminar terroristas.



Os cenários e a música "trabalham" para dar o realismo necessário à cena de guerra e fazer quem joga vestir a personagem.



O jogo tem acesso gratuito e versões em inglês, coreano e chinês.

[caption]app samsung[/caption]

Fora do universo dos jogos a aplicação vencedora foi o Photo Deformer. Este editor de fotos não se limita a permitir os arranjos tradicionais numa imagem digital. Pelo contrário, a sua especialidade é deformar rostos e fazer caricaturas.



Dispõe de várias ferramentas que oferecem diferentes possibilidades de distorção. É fácil de usar mas em caso de dúvidas está disponível um manual que explica todas as opções. Está disponível em várias línguas mas ainda não em português. A aplicação é gratuita.



[caption]From Cheese[/caption]

A terceira e última categoria a concurso era a Best S Pen Apps, onde o desafio era criar aplicações que permitissem pôr em ação a S-pen. Foi considerada melhor aplicação a From Cheese.



A missão atribuída a quem joga é a de atrair um rato para o queijo, deixando um rasto perfumado no ecrã do dispositivo e obrigando o jogador a encontrar o melhor caminho. Tal como as vencedoras das duas outras categorias, o From Cheese tem acesso gratuito

Tendo também como pano de fundo um cenário de labirintos, na mesma categoria foi distinguido pelo público (entre outros) o Maze. Aqui, no entanto, a ideia é sair tão rapidamente quanto possível do local de partida. O desafio tem de ser cumprido em 30 segundos e estão disponíveis 17 cenários distintos para tentar.

[caption]Maze[/caption]

Na mesma categoria e entre as apps eleitas pelo público, destaque ainda para o jusWrite, uma aplicação de produtividade que fornece um ambiente apelativo para recolher e organizar notas, ou o S-Pen Voice, que tem um fim idêntico, mas permite juntar voz às notas escritas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na área dos jogos, o público participante na votação do Samsung Apps garantiu a mais quatro aplicações lugar de destaque entre os projectos finalistas. Entre elas o Guns and Glory, que é também um jogo de ação que remete o jogador para o inverno de 1944 e lhe pede a aplicação das melhores táticas e estratégias para vencer o inimigo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para quem prefere andamentos mais tranquilos, animados por jogos de cartas, por exemplo, há também um jogo de solitária entre os finalistas do concurso. Sem segredos o Solitarie Gold permite jogador solitária, uma proposta simples mas que conseguiu muitos downloads e com isso um lugar na final.

[caption]musica[/caption]

Fora do universo dos jogos (mekhores apps não jogos), a lista de finalistas do Samsung Apps integra uma aplicação de música, com acesso gratuito a milhares de faixas de música não protegidas por direitos de autor.


[caption][/caption]

Outras propostas destacadas na mesma categoria podem ajudar a animar um acordar, gravar voz com o telemóvel, afastar mosquitos, ou manter um diário. Nós preferimos terminar com uma proposta para assustar os mais sensíveis ao valor dos gadgets: uma aplicação que dá ao ecrã de um telemóvel um ar de acabadinho de cair no chão. O Crack your Screen não tem grande utilidade, mas está entre as mais descarregadas e com isso garantiu lugar de destaque nos finalistas.

[caption]Crack screen[/caption]

A lista completa dos vencedores desta edição 2012 do concurso promovido pela Samsung pode ser conhecida aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.