Já são conhecidos os vencedores do Samsung Smart App Challenge 2012, um desafio promovido pela fabricante de telemóveis, que tem como objetivo incentivar a criação de novas aplicações móveis para Galaxy Note e Galaxy Tab.

O desafio decorreu durante cinco meses, período em que recebeu projetos de 70 países. Participações avaliadas, por especialistas e pelo público, foram distinguidos 80 projetos, apps que estão disponíveis na loja de aplicações da fabricante.



Hoje damos destaque a algumas das ideias vencedoras, que no conjunto recebem prémios de 3,12 milhões de euros, a que se juntam outros apoios para a divulgação das suas aplicações.



O grande vencedor na categoria de jogos foi a aplicação Gun and Blood. A história deste jogo é simples e o objetivo também: exterminar terroristas.



Os cenários e a música "trabalham" para dar o realismo necessário à cena de guerra e fazer quem joga vestir a personagem.



O jogo tem acesso gratuito e versões em inglês, coreano e chinês.

[caption]app samsung[/caption]

Fora do universo dos jogos a aplicação vencedora foi o Photo Deformer. Este editor de fotos não se limita a permitir os arranjos tradicionais numa imagem digital. Pelo contrário, a sua especialidade é deformar rostos e fazer caricaturas.



Dispõe de várias ferramentas que oferecem diferentes possibilidades de distorção. É fácil de usar mas em caso de dúvidas está disponível um manual que explica todas as opções. Está disponível em várias línguas mas ainda não em português. A aplicação é gratuita.



[caption]From Cheese[/caption]

A terceira e última categoria a concurso era a Best S Pen Apps, onde o desafio era criar aplicações que permitissem pôr em ação a S-pen. Foi considerada melhor aplicação a From Cheese.



A missão atribuída a quem joga é a de atrair um rato para o queijo, deixando um rasto perfumado no ecrã do dispositivo e obrigando o jogador a encontrar o melhor caminho. Tal como as vencedoras das duas outras categorias, o From Cheese tem acesso gratuito

Tendo também como pano de fundo um cenário de labirintos, na mesma categoria foi distinguido pelo público (entre outros) o Maze. Aqui, no entanto, a ideia é sair tão rapidamente quanto possível do local de partida. O desafio tem de ser cumprido em 30 segundos e estão disponíveis 17 cenários distintos para tentar.

[caption]Maze[/caption]

Na mesma categoria e entre as apps eleitas pelo público, destaque ainda para o jusWrite, uma aplicação de produtividade que fornece um ambiente apelativo para recolher e organizar notas, ou o S-Pen Voice, que tem um fim idêntico, mas permite juntar voz às notas escritas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na área dos jogos, o público participante na votação do Samsung Apps garantiu a mais quatro aplicações lugar de destaque entre os projectos finalistas. Entre elas o Guns and Glory, que é também um jogo de ação que remete o jogador para o inverno de 1944 e lhe pede a aplicação das melhores táticas e estratégias para vencer o inimigo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para quem prefere andamentos mais tranquilos, animados por jogos de cartas, por exemplo, há também um jogo de solitária entre os finalistas do concurso. Sem segredos o Solitarie Gold permite jogador solitária, uma proposta simples mas que conseguiu muitos downloads e com isso um lugar na final.

[caption]musica[/caption]

Fora do universo dos jogos (mekhores apps não jogos), a lista de finalistas do Samsung Apps integra uma aplicação de música, com acesso gratuito a milhares de faixas de música não protegidas por direitos de autor.


[caption][/caption]

Outras propostas destacadas na mesma categoria podem ajudar a animar um acordar, gravar voz com o telemóvel, afastar mosquitos, ou manter um diário. Nós preferimos terminar com uma proposta para assustar os mais sensíveis ao valor dos gadgets: uma aplicação que dá ao ecrã de um telemóvel um ar de acabadinho de cair no chão. O Crack your Screen não tem grande utilidade, mas está entre as mais descarregadas e com isso garantiu lugar de destaque nos finalistas.

[caption]Crack screen[/caption]

A lista completa dos vencedores desta edição 2012 do concurso promovido pela Samsung pode ser conhecida aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira