É uma gigante no alojamento digital, é enorme no campo dos livros eletrónicos, tem uma presença forte no segmento dos dispositivos móveis sobretudo nos ebooks e tablets, e tem um potencial explosivo na área da televisão digital.



A divisão de TV da empresa tem crescido a olhos vistos e o simples facto de a Amazon já estar a produzir as suas próprias séries mostra bem a dimensão e as ambições da empresa a este nível.



O elemento que estava em falta, um dispositivo multimédia que garantisse acesso a conteúdos de forma descentralizada, foi apresentado durante esta semana. Chama-se Fire TV e é mais do que uma simples box – é também uma consola de jogos. Fica ainda registado que o gaming é o novo grande interesse da empresa.



Devido à sua estrutura, a Amazon pode dentro de poucos anos tornar-se uma empresa tão importante na vida das pessoas como são a Google ou a Microsoft, através dos seus serviços. Mas a Amazon quer oferecer tudo – desde os serviços até aos equipamentos onde eles são consumidos.



O TeK detalha agora quais são as grandes novidades e características da Fire TV. Apesar de o equipamento ainda não estar disponível para Portugal – e de o mercado nacional não ter acesso aos serviços que justificam este equipamento, como o Netflix e Hulu -, vale a pena ter em consideração que no espaço de um ano tudo pode mudar. Basta recordar que os Kindle Fire também demoraram, mas sempre chegaram.



O aspeto


A Fire TV tem um design minimalista. É uma caixa preta, de dimensões reduzidas, com um símbolo da Amazon na parte superior. Vem acompanhado de um pequeno telecomando que também serve para os jogos. Este “pacote” custa 99 dólares, cerca de 75 euros e só está a ser expedido, por agora, para os EUA.



Quem preferir pode desembolsar mais 40 dólares e adquirir o comando especializado para jogos, que também tem controlos multimédia.

O interface

A navegação também é simples: o utilizador tem do lado esquerdo um conjunto de categorias que quando acedidas mostram grandes mosaicos com os conteúdos correspondentes. O interface faz lembrar um pouco o da PlayStation 4, mas no sentido vertical.

Pesquisa, Ecrã de Início, Filmes, TV, Ver mais tarde, Biblioteca de vídeos, Jogos, Aplicações, Fotografias e Definições. Estas são todas as categorias que compõe o esqueleto principal do menu de navegação.

[caption]Fire TV Interface[/caption]

No campo da pesquisa é possível procurar através de texto ou então usar o Google Now para fazer pesquisa vocal. Diga o nome de um ator e num instante vai ter todos os filmes e séries onde já ele participou.



A rapidez


Do que é possível ler na imprensa internacional, grande parte das publicações especializadas louvam a instantaneidade do dispositivo. Iniciar um filme, navegar nos menus, jogar um jogo ou fazer uma pesquisa. Todas as ações são feitas de forma suave e sem soluços.



Numa altura em que os utilizadores estão habituados a experiências de utilização fluídas nos smartphones, é essencial que uma box de conteúdos digitais consiga garantir o mesmo nível de qualidade sob pena de ter uma fraca aceitação.



As aplicações e os jogos


A Fire TV utiliza como software uma versão transformada do Android. Mas por ter na sua génese o sistema operativo da Google, torna-se mais fácil para os programadores portarem as suas criações para o dispositivo da Amazon.



Para já são mais de 700 as aplicações disponíveis. Destas, mais de 90 são que estão disponíveis para download. Apenas um é exclusivo da Fire TV – Sev Zero -, mas existem nomes de peso que dão força à vertente de gaming do equipamento:




  1. Despicable Me: Minion Rush

  2. The Walking Dead: The Complete First Season
    Hungry Shark Evolution

  3. Asphalt 8: Airborne

  4. Riptide GP2

  5. Sonic CD

  6. Into the Dead

  7. Minecraft - Pocket Edition

  8. Modern Combat 4: Zero Hour

  9. Rayman Fiesta Run


[caption]Amazon Games[/caption]

Os truques na manga

A Fire TV também pode funcionar como máquina de karaoke, mostrando no televisor as letras das músicas. Se é uma funcionalidade “matadora”? Possivelmente não, mas ajuda a diferenciar o equipamento dos concorrentes e a aumentar a componente de entretenimento do conceito.

Tem também um modo de controlo parental que permite definir quais os conteúdos que os mais novos podem visualizar. E durante quanto tempo.

Há também uma funcionalidade chamada Fling TV que permite enviar conteúdos dos dispositivos móveis para a box, para que estes sejam reproduzidos na televisão.

As especificações técnicas

Não que as especificações técnicas tenham tanta importância numa box de TV como têm num smartphone ou computador, mas fica o registo:


  1. processador Qualcomm Snapdragon 8064 de quatro núcleos

  2. GPU dedicada

  3. 8GB de armazenamento interno

  4. 2GB de RAM

  5. MiMo Wi-Fi

  6. suporte para streaming em Full HD e sistemas de som Dolby Surround

  7. entrada USB, Ethernet e HDMI

  8. tamanho: 115 mm x 115 mm x 17.5 mm

  9. sistema operativo Fire OS 3.0, baseado na API 17 do Android Jelly Bean


O TeK pergunta agora aos leitores: o que pensam do Fire TV da Amazon? Reconhecem algum potencial no dispositivo? Se tivesse disponível para Portugal, compravam? Ou preferem os equipamentos concorrentes como a Apple TV e Google Chromecast?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico