Mude as passwords pelo menos duas vezes ao ano e nunca as repita. Estes são apenas dois dos conselhos de segurança básicos em que a Google insiste numa lista publicada recentemente online, tentando alertar os internautas para o tema, mais uma vez.

A Gmail Security Checklist integra a política de segurança da gigante da Internet numa altura em que os cibercriminosos criam esquemas de spam e fraude informática cada vez mais hábeis, invadindo contas de email e acedendo à lista de contactos da vítima, e assim sucessivamente.

De acordo com a Google, os utilizadores raramente sabem que as contas foram comprometidas, o que pode acontecer de várias formas, como o acesso a um link falso ou a recolha de informação por malware instalado no computador.

Noutras situações, o acesso é facilitado pelo uso de palavras-chave demasiado óbvias, e por isso facilmente descobertas, e muitas vezes replicadas nas contas em redes sociais, para o banco e noutros sites espalhados pela Web que exigem dados de acesso.

Numa lista de 18 itens - que não serão, com certeza, novos para a grande maioria de nós, mas que muitos parecem continuar a ignorar -, dividida em cinco partes, a Google convida os internautas a confirmarem os seus procedimentos de segurança online de todos os dias. De forma resumida:

Relativamente ao computador:

- Confirme se o seu PC está infectado com vírus ou malware

- Certifique-se que o sistema operativo está actualizado

- Faça actualizações de software regularmente

Relativamente ao browser:

- Certifique-se que o seu browser está actualizado

- Verifique a existência de plug-ins, extensões e programas de terceiros que exijam acesso às credenciais das contas do Google

Relativamente às contas Google:

- Mude a sua password

- Verifique a lista de sites autorizados a acederem aos dados da sua conta Google

- Actualize as opções para a recuperação de conta

[caption]Gmail[/caption]

Relativamente ao Gmail:

- Use uma ligação segura para aceder à Internet

- Verifique a existência de actividade suspeita na sua conta

- Confirme a exactidão dos configurações da conta de email

Por último a empresa deixa alguns reminders que focam aspectos que, tal como a expressão indica, convém não esquecer, nomeadamente ter cuidado com as mensagens que exigem username e/ou password, não partilhar palavras-chave entre serviços diferentes e terminar sempre a sessão antes de sair das suas contas online.

A cheklist completa pode ser encontrada a partir da secção Ajuda do Gmail.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.