Formatos há muitos mas formas de os executar é que podem ser menos… Existem diversos conversores de ficheiros online que podem ajudá-lo a alterar o formato do arquivo que recebeu no email ou que viu no YouTube.

Nesta sugestão, escolhemos alguns exemplos de boas plataformas de conversão. São todas gratuitas, compatíveis com diversos formatos e estão pertinho de si, à distância de um click.

Zamzar

Esta aplicação permite converter arquivos de até 100 megas em qualquer extensão de entre as opções registadas no site. Em apenas quatro passos é possível converter quase todos os tipos de ficheiros de forma rápida e cómoda.

Para isso, basta fazer o upload do ficheiro e escolher o formato para o qual se quer migrar - imagem, texto, vídeo ou de música. Em seguida deverá dar o seu email para que após a conversão, o ficheiro seja entregue na sua caixa de correio electrónico. O passo final é mesmo observar o resultado da conversão.

O Zamzar está disponível também numa versão paga que torna possível o upload e conversão de ficheiros com até 1GB.

Media-Convert

Outra opção é o Media-Convert, uma página disponível em doze idiomas a partir da qual é possível converter formatos de forma gratuita e sem subscrição necessária. O utilizador tem apenas que escolher o ficheiro que quer converter, esteja online ou no disco do PC, seleccionar o formato para o qual se quer converter e dar ordem de migração. Depois basta descarregar o ficheiro final.

Para quem quer converter um ficheiro OpenOffice, por exemplo, basta escolher que tipo de arquivo quer no final: formatos do Office, PDF, versões anteriores ou posteriores do OpenOffice… pode ainda escolher se quer um arquivo final em modo comprimido (zip, rar, tar, tar.gz).

Esta plataforma é bastante completa e apresenta os formatos disponíveis catalogados por tipo:

- Audio - mp3, wav, ogg, aac, wma, flac, mp4, ra, rm

- Ringtones - mmf, mid, midi, kar, smaf, nokia, ott
- Imagens - jpg, jpeg, gif, png, tif, tiff, bmp, ico, pgm
- Documentos vectoriais - svg, wmf, met, odg, otg, eps, dxf
- Documentos de texto - txt, rtf, pdf, html, xhtml, odt, doc, sxw, sdw, ps
- Dados - dif, dbf, xls, xlt, pxl, ods, sxc
- Apresentações - ppt, pot, sdd, vor, odp, otp, sxi, sti
- Comprimidos - zip, rar, tar, gz, bza, bz2, tgz, cab, lha
- Vídeo - wmv, avi, mpg, mov, mkv, 3gp, mp4, vob, asf, dv, ogm

Um dos benefícios deste serviço é o facto de cada ficheiro convertido ficar acessível online durante 6 dias. Ou seja, o link que lhe é fornecido para fazer o download do ficheiro pode ser partilhado com amigos e colegas que, a partir daquela ligação podem ter acesso ao mesmo arquivo.

Mux

Não podemos dizer que este sistema é melhor do que os anteriores, mas apresenta uma vantagem face aos concorrentes: a velocidade de conversão e a selecção de tamanho, bitrate, frames por segundo, entre outras opções.

Tirando isso, o Mux é particularmente útil para quem pretende converter um ficheiro do YouTube ou de outra plataforma de vídeo para os formatos mpeg-4, Quicktime, iPod(m4v), flash video, windows media, mpeg-1/2, windows avi ou OGG Theora.

YouConvertIt

Por fim, o YouConvertIt permite-lhe converter áudio, vídeo, imagens, texto, entre tantos outros tipos de ficheiro noutro arquivo que pretenda. A única tarefa que tem a seu cargo é o upload do ficheiro - até cinco de forma simultânea - e indicar o seu endereço de email de forma a que lhe possam enviar os arquivos convertidos.

Esta plataforma suporta os formatos de vídeo Avi, Mov, Mpeg, Flv, Mp4, Swf, Wmv e também o formato móvel 3GP. Quanto ao áudio são suportados os tipos Mp3, Real Audio, Wav, Aac e Aif, enquanto que nas imagens são os formatos Jpg, Jpeg, Gif, Bmp, Ico, entre outros.

O YouConverIt permite enviar arquivos por email que tenham um tamanho de até 1GB e dá a possibilidade de conversão entre diferentes unidades de medida, seja peso, aceleração ou outras.

Agora, quando receber um ficheiro cuja extensão não conhece, não tem de tremer ou passar ao colega do lado. Basta consultar uma das plataformas que aqui apresentamos e terá o seu caso solucionado. Boas conversões!