Pensar na década de 80 não passa apenas por imaginar as roupas coloridas e os penteados punk utilizados na altura. Esta foi uma época marcante para a tecnologia e fica na história como a década em que foram desenvolvidos o IBM PC, o Macintosh, as interfaces gráficas XFree86, o Windows e Mac OS.

Foi nesta altura que se iniciou a comercialização do compact disc e que o software livre começou a ganhar destaque, com o arranque do projecto GNU (1983). Esta é também a década em que o Walkman da Sony e os gravadores de VHS passaram a fazer parte do quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, muitos motivados pelas séries norte-americanas inseridas na grelha de programação das televisões mundiais que, por acaso, começavam a transmitir a cores.

O Super Mário e a Sega Mega Drive eram o último grito no mercado dos videojogos e o ZX Spectrum era o computador que todos queriam ter.

Olhando para trás, foi na década de 80 que ficou registado aquele que é, actualmente, o website mais antigo em actividade, o Symbolics.com. Segundo a plataforma iWhois, este canal foi registado a 15 de Março de 1985 pela Symbolics Inc., fabricante de computadores de Cambridge, Massachusett, responsável por sistemas como o Open Genera Lisp e o Macsyma.

Apesar de na década seguinte a companhia abrir falência, a empresa Symbolics ainda está activa mas sob nova direcção, o que significa que o domínio symbolics.com é o mais antigo em funcionamento online.

Segue-se o endereço BBN.com, o segundo mais "velhinho". Registado a 24 de Abril de 1985, este site pertence à originalmente conhecida Bolt Beranek and Newman, comprada em 1997 pela GTE. A empresa é conhecida pelos seus serviços de R&D em segurança informática, discurso e processamento linguístico e outras tecnologias e foi considerada em 2008 uma das 100 melhores empresas para trabalhar.

Outros sites foram sendo registados e só a 9 de Janeiro de 1986 é registado o site de uma empresa que ainda dá cartas: a Xerox. Quase dois meses depois, a 3 de Março de 1986 é registado o domínio HP.com.

Por coincidência, a 19 de Março de 1986 foram registados os sites de duas grandes companhias: a IBM e a Sun Microsystems. Uma semana depois, a 25 de Março do mesmo ano, é registado o site da Intel e a 5 de Agosto o domínio GE.com.

Nos dois últimos trimestres de 1986 foram registados os sites da Siemens, da Adobe e da AMD, a 29 de Setembro o primeiro e a 17 de Novembro os outros dois. O ano é fechado com o registo do domínio Unisys.com, a 11 de Dezembro.

Em 1987, a Apple arranca com o seu site, registado a 19 de Fevereiro, e é seguida pela Philips que, a 4 de Abril do mesmo ano grava o seu domínio nos serviços de registo. Pouco mais de um mês depois, chega a vez da Cisco registar o seu canal na Internet.

Para quem se questiona acerca da data de registo da Microsoft nos caminhos da Internet, a resposta é simples: o domínio foi registado a 2 de Maio de 1991 e está nas mãos da empresa até 3 de Maio de 2014, data em que terá de ser renovado o registo.

Nota de redacção: Artigo publicado originalmente no dia 19 de Janeiro de 2009.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.