Longe de querer entrar na luta Windows Vs. Mac OS, o TeK sugere-lhe quatro aplicações que podem assemelhar o interface e navegação no XP ao obtido com o sistema operativo da Apple.

Uma mudança no visual faz bem e até os computadores apreciam de vez em quando uma lufada de ar fresco. Como tal, sugerimos que apetreche o seu com algumas ferramentas que lhe vamos aqui sugerir.

Começamos pela Rocketdock, uma barra de atalhos para aplicações semelhante à Dock utilizada pela Apple. O programa substitui as funções da barra principal do Windows e permite executar múltiplas funções, como a minimização de janelas pastas ou programas em execução.

A aplicação, que lhe dá acesso directo a pastas como Meu computador, Meus documentos, Painel de controlo, Reciclagem, entre outras, inclui várias skins e pode ser personalizada consoante o gosto do utilizador e no idioma que este pretender. Basta escolher a sua opção dentro de um leque de dezenas de línguas à disposição.

No que se refere a configurações, o programa permite-lhe, entre muitas outras opções, alterar a qualidade gráfica de ícones, aplicando-lhes transparências, efeitos e modo de ampliação de janelas, assim como a posição da barra.

O software é gratuito e é compatível com várias versões do Windows para além do XP, incluindo o Vista.

Outra alternativa são os Yahoo Widgets, que permitem personalizar o ambiente de trabalho com pequenas aplicações em JavaScript e XML.

Esta ferramenta permite adicionar ao seu desktop mini aplicações como relógios digitais, calendários, informações sobre o computador - temperatura, percentagem de uso de recursos do processador, memória -, jogos,informações meteorológicas entre muitas outras mini utilidades. O Windows Vista já possui a capacidade de aplicar estas aplicações directamente no ambiente de trabalho do computador, algo que o XP não possui, daí a nossa escolha.

No total, o Yahoo Widgets tem à sua disposição quase 5 mil aplicações, basta escolher as que mais lhe agradam.

Pode ainda descarregar o DExposE2, uma ferramenta bastante útil, ao estilo do Exposé para Mac .

Para quem não conhece a ferramenta da Apple, podemos explicar de uma forma muito sucinta que se trata de uma aplicação que lhe permite visualizar todas as janelas abertas na área de trabalho e em tamanho reduzido, sem qualquer sobreposição de imagens.

Para que a distribuição das janelas seja iniciada basta carregar na tecla F9 e logo verá a quantidade de coisas que anda a fazer ao mesmo tempo. Se arrastar o rato para cima de uma das janelas, o programa logo lhe dirá qual o título do trabalho e basta clicar na sua opção que a janela será aberta em full mode.

Por fim, sugerimos-lhe o Launchy, um programa que, através de uma janela de pesquisa, permite procurar e aceder a ficheiros e programas de uma maneira mais rápida.

Semelhante ao Quicksilver dos Mac, esta ferramenta apresenta uma pequena caixa onde pode escrever o nome da pasta que procura. Os resultados aprecem em tempo real à medida que escreve o nome do ficheiro que procura.

A barra permanece sempre oculta e só aparece após lançado o atalho Atl+Space, ou outro escolhido a seu gosto. É de salientar que pode alterar o aspecto da barra aplicando-lhe uma skin que goste. Existem várias à sua disposição.

A ferramenta é gratuita e tem a vantagem de lhe apresentar não só ficheiros armazenados no computador como também as páginas que guarda na pasta de favoritos do browser. Pode ainda tornar o Launchy mais funcional adaptando-o às suas necessidades, basta seguir as dicas existentes no site da aplicação.