Hoje dedicamos algum espaço às dicas que podem conduzir quem gosta de comer bem e experimentar os sabores que o país tem para oferecer a novas sugestões durante as próximas incursões pelo mundo gastronómico.


Como se sabe, Portugal é um país onde se come bem e os portugueses são quem impõe essa espécie de regra que, se bem que tem exceções, tem muitos exemplos que a confirmam. Dito isto, dispensam-se mais apresentações e partimos para as sugestões. Se ainda não almoçou é melhor pôr qualquer coisa no estômago, para o caminho.

O Guia dos Restaurantes é a nossa primeira sugestão para quem anda à procura de novos endereços para adicionar aos favoritos (e ainda não tem este). Os promotores do site asseguram que este é o portal oficial dos restaurantes a nível nacional. Estão ligados às câmaras municipais para ajudar a promover os concelhos do país e, além de bons locais para comer, aproveitam para dar a conhecer sítios para visitar.



Na coluna da esquerda pode facilmente perceber que os estabelecimentos com espaço de destaque são das mais diversas áreas, um ponto positivo para quem anda à procura de sugestões mais específicas.

[caption]Guia dos Restaurantes[/caption]

No site criado para promover o país junto de quem o visita, o Visit Portugal, também há muitos nomes para renovar o leque de restaurantes em carteira sempre que percorre o país. Se bem que a informação apresentada não é útil do ponto de vista dos detalhes que permitirão perceber o que se pode comer em cada um dos sítios listados, é relevante na medida em que pode ajudar a perceber que opções existem em determinado local.

[caption]Visit Portugal[/caption]

A lógica é idêntica à que organiza a informação disponível no Viver Portugal, um guia que explora várias áreas de interesse para quem quer conhecer mais de Portugal, mesmo que por cá more.

Especialista em sugestões experimentadas, o Lifecooler também tinha de entrar na nossa lista de sugestões para reforçar os favoritos e diversificar, na próxima vez que pretender levar a cara-metade a jantar fora.



Os restaurantes listados são muitos e a forma como pode ter acesso à informação também. Preço, tipo de cozinha ou existência, ou não, de zona de fumadores são alguns dos critérios que pode usar. Também há uma lista temática e há ainda, numa outra área do site, que não o guia de restaurantes, mais uma área que vale a pena visitar. Na área de sugestões a zona de Comidas apresenta uma seleção de propostas com informação mais detalhada, sobre o menu e a envolvente.

[caption]Lifecooler[/caption]

Com o mesmo género de informação mais detalhada pode encontrar sugestões em vários canais online. Deixamos nota do Escape do Expresso. Os locais visados estão descritos e o preço médio das refeições bem evidenciado.

[caption]Escape [/caption]

Em mais uma iniciativa do Turismo de Portugal, o Prove Portugal é outro endereço a considerar. Aqui não há dicas de restaurantes, mas há muito a aprender sobre os sabores da cozinha portuguesa. Vale a pena visitar.

[caption]Turismo de Portugal[/caption]

No mesmo site pode aceder a informação sobre as diversas Rotas do Vinho marcadas para todo o país.




Revisto ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Nota de redação: Artigo publicado originalmente no dia 14 de Outubro de 2010.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.