Manter-se informado nos dias que correm não é tão difícil como possa parecer. Mesmo que não tenha tempo para folhear um jornal ou para ver a actualidade no telejornal, existem formas simples e cómodas de receber a informação sem ter de se mexer.



Basta pensar na quantidade avassaladora de canais noticiosos que existem online e nos utilitários que o ajudarão a compilar os conteúdos dos seus favoritos. E se o TeK deve ser uma visita obrigatória na área de Tecnologia, noutros temas as fontes de informação são múltiplas e exigem mais organização.



Os feeds RSS são um dos métodos mais simples. Esta tecnologia é largamente utilizada pela maioria dos sites e permite que o utilizador se mantenha actualizado à medida que as informações que lhe interessam vão sendo publicadas em blogs, jornais ou outras plataformas online de actualização regular.




O melhor método para tirar partido dos feeds é através de um agregadores RSS. Existem vários, alguns podem estar integrados no serviço de email, em aplicações no desktop do utilizador, ou em muitas outras plataformas. O Google Reader, o FeedShow ou o Voyage são alguns dos muitos exemplos de agregadores. Pode começar, por exemplo, por assinar o feed de RSS do TeK, em http://rss.sapo.pt/tek/



Pode também manter-se informado recorrendo a serviços como o Google Alerts. Este serviço faz buscas automáticas consoante os temas que o utilizador selecciona enviando-lhe depois por email os resultados. O retorno da informação pode acontecer todos os dias, semanalmente ou apenas quando surgirem actualizações.


http://imgs.sapo.pt/gfx/453904.gif




Outra possibilidade é o MonitorThis, uma simples página online através da qual pode subscrever os resultados de uma lista de 22 motores online, entre os quais Technorati, MSN News, Flickr, Yahoo e MSN.


http://imgs.sapo.pt/gfx/453905.gif




Este serviço constrói um ficheiro OPML que define a lista de feeds existentes em todas as fontes seleccionadas. Estas listas podem depois ser importadas para o leitor de notícias.



Mais simples é a utilização do DailyMe, um serviço de notícias personalizável de acordo com os temas de interesse do utilizador. A vantagem desta plataforma é a parceria que possui com diversos órgãos de comunicação, uma aliança que permite ao site a publicação de conteúdos na íntegra.



http://imgs.sapo.pt/gfx/453906.gif




Apesar de necessitar de se registar neste serviço, a sua utilização é gratuita e abrangente, já que inclui notícias que variam entre a informação internacional e as "coscuvilhices" de Hollywood.



Por fim, pode aderir ao FaveBot, um software que efectua uma pesquisa permanente de conteúdos que o utilizador que rastear. As informações a pesquisar podem ir desde os eventos na sua área de trabalho até ao lançamento de novos CDs, últimas notícias, novos posts ou fotografias no blog dos amigos, entre tantas outros.


http://imgs.sapo.pt/gfx/453907.gif




As pesquisas são feitas diariamente, sendo que no caso dos blogs e sites de notícias, as buscas acontecem múltiplas vezes ao longo de todo o dia.



Caso prefira fazer as buscas por si, lembramos-lhe que tem diversos serviços onde as pode ler os principais destaques da actualidade. A nível nacional pode consultar o SAPO Notícias onde tem acesso a conteúdos de jornais e agências noticiosas que não estão disponíveis em mais nenhum portal. Na área de Tecnologia pode encontrar as notícias do TeK mas também de outros sites de informação tecnológica.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453908.gif




Duas últimas sugestões passam pelo Google News e o Yahoo News. O primeiro apresenta não só as notícias publicadas em alguns meios de comunicação portugueses como nos internacionais, existindo para isso uma caixa para a selecção da origem dos conteúdos. Já o Yahoo news agrega por temas a informação publicada nas principais fontes internacionais.



http://imgs.sapo.pt/gfx/453909.gif



Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.