O lançamento nacional do iPhone 3G, um dos primeiros terminais disponíveis em Portugal com verdadeiras capacidades de navegação na internet e um conjunto de serviços intrinsecamente dependentes dos dados na rede móvel, parece ter despertado os consumidores para uma adopção mais generalizada do telemóvel como cliente privilegiado de email, permitindo uma verdadeira conectividade permanente e a consulta de mensagens urgentes em qualquer lugar.

Embora Portugal tenha sido um país pioneiro na adopção das várias gerações de tecnologias móveis, a implementação dos serviços baseados nessas tecnologias tem progredido mais lentamente, em parte devido aos preços das tarifas de dados praticados pelas operadoras, com um crescimento relativo mais recente, relacionado, principalmente com serviços de conversação online.

O email nunca foi uma prioridade dos utilizadores portugueses comuns, apesar da maior parte dos telemóveis comercializados possuírem, já há algum tempo, clientes de email relativamente robustos e as operadoras oferecerem, a custos relativamente reduzidos, e até de forma gratuita, soluções de email artificiais, geralmente através do serviço de SMS.

A fraca popularidade do email móvel poderá também ser apontada aos hábitos de comunicação e aos veículos privilegiados para estas. Todavia, com cada vez mais empresas, independentemente da sua dimensão, a implementarem infra-estruturas de email e o papel preponderante que o correio electrónico tem assumido em quaisquer negócios e no acesso aos serviços, os utilizadores portugueses estão cada vez mais conscientes da importância e facilidade desta ferramenta, até na sua vida pessoal.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453609.gif

A solução de email mais transparente em termos de utilização é, actualmente, o email PUSH, permitindo a recepção instantânea no terminal móvel de qualquer mensagem de correio electrónico, no momento em que chega ao servidor. O serviço assemelha-se e é muitas vezes preferível ao serviço clássico de mensagens escritas na rede móvel, oferecendo claras vantagens, que incluem a unificação de uma caixa de correio em diversos dispositivos, incluindo computadores, a existência de um registo perene de mensagens enviadas e recebidas, a possibilidade de envio de ficheiros anexos e consoante o grau de utilização, pode até revelar-se mais barata que o serviço clássico de SMS.

O email PUSH é ainda uma ferramenta essencialmente empresarial, disponível numa variedade de servidores dedicados, da Microsoft, IBM ou Novell. Mais recentemente, têm surgido algumas soluções direccionadas para uma utilização pessoal, simples e fáceis de usar. Aqui ficam duas.

Apple Mobile Me

O serviço Mobile Me, da Apple, foi lançado em conjunto com o iPhone 3G e substitui a anterior suite de ferramentas e email da empresa de Cupertino. O Mobile Me inclui uma caixa de correio electrónico de 20GB, com funcionalidade PUSH em qualquer dispositivo móvel com cliente de email.

Para além de email PUSH, o Mobile Me inclui ainda uma agenda de contactos e um calendário, permitindo a sincronização dos dados com computadores Mac, através da aplicações iCal e Adress Book e em computadores Windows, através do Outlook. A sincronização de calendários e contactos é também PUSH e pode ainda ser efectuada na maior parte dos terminais Windows Mobile e em quaisquer outros telemóveis com suporte para ligação a servidores Exchange.

Outras funcionalidades de sincronização, incluindo partilha de imagens entre dispositivos e a galeria online do serviço, estão restritos a computadores Mac e ao iPhone ou iPod Touch.

O Mobile Me possui ainda um interface completo online, permitindo o acesso a todos os emails, contactos e calendários, a partir de qualquer computador com acesso à internet e oferece serviços de alojamento de páginas pessoais, galeria de fotos e armazenamento online.

Disponível online na Apple Store Portugal, em versão individual, por 79 euros ou na versão Family Pack, com quatro contas independentes e 40GB de alojamento no total, por 119 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453611.gif

Nokia Email

O serviço Nokia Email, ainda em período experimental, é fornecido pela Nokia de forma gratuita e tendo em vista uma utilização pessoal do email. Dado o serviço estar ainda em período experimental, as suas funcionalidades deverão evoluir com o desenvolvimento posterior, sendo igualmente possível que venha a tornar-se um serviço pago.

O Nokia Email permite a utilização da maior parte das contas de correio electrónico, POP ou IMAP, excepto contas empresariais e MSN Hotmail, podendo o utilizador continuar a usar a sua conta de email habitual, agora com a comodidade de receber os seus emails no telemóvel, de forma instantânea, para além do cliente de correio que costuma utilizar. O serviço está, por enquanto, limitado a apenas alguns modelos Nokia, embora a lista de telemóveis compatíveis deva vir a ser actualizada.

No momento da inscrição no serviço, o utilizador deverá facultar à Nokia o seu número de telemóvel, para envio de uma mensagem escrita contendo o link de descarga da aplicação, bem como a senha de acesso ao email, permitindo ao serviço a monitorização das mensagens, para posterior administração a partir do terminal.

O cliente específico do serviço inclui pastas para itens recebidos, enviados, por enviar e rascunhos, permitindo a leitura, resposta, reencaminhamento, criação e eliminação de qualquer mensagem de email.

Qualquer solução PUSH de email pressupõe a existência de uma ligação de dados permanentemente activa, pelo que deve ser sempre ponderada em conjunto com a subscrição de um plano de dados móvel junto do operador.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453610.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.