Será que tem sangue azul, ainda que possam ser apenas umas duas gotas? Poderá a sua família suceder a figuras carismáticas da história como a padeira de Aljubarrota, Marquês de Pombal ou Luís de Camões? É para responder a perguntas como estas ou simplesmente recriar uma história que se perdeu ao longo dos tempos que muita gente decide fazer a árvore genealógica da família.

O processo não é simples. Exige pesquisa e muita paciência, mas graças a uma multiplicidade de ferramentas online tem cada vez mais o trabalho facilitado e, através de muitos serviços pode ser desenvolvido numa lógica colaborativa, que envolva vários membros da família.

Deixamos algumas sugestões de serviços que pode usar, na maioria gratuitos, mas também alguns pagos. Veja as opções e ponha mãos à obra.
Com mais de 80 milhões de perfis já criados, o Geni já foi considerado um dos melhores serviços online para quem anda a tentar refazer a história da família, pelo menos no universo dos produtos de acesso gratuito. A usabilidade do serviço é um dos principais registos dignos de nota.

Quem utiliza a plataforma pode construir a árvore genealógica da família, convidar familiares a participar no processo e com eles partilhar informação como fotos ou vídeos; tentar descobrir novos familiares; lembrar aniversários ou juntar a árvore desenvolvida a uma outra, ou a outras. Só os membros de cada família podem ter acesso à informação de cada árvore.

[caption]Geni[/caption]

Também com uma apresentação bastante simples e intuitiva, o My Heritage é outra opção para quem se quer aventurar na tarefa de alinhar antepassados. De Israel para o mundo o projecto, que também fala português, permite pesquisar antepassados e importar ficheiros Gedcom, onde o utilizador tenha iniciado os trabalhos.

O serviço já ajudou a criar mais de 15 milhões de árvores e está em processo de crescimento acelerado, mais ainda depois da junção a uma outra plataforma que também já assegurava alguma expressão nesta área, o Meus Parentes, que passa a estar integrado no projecto israelita.

[caption]MyHeritage[/caption]

O Family Tree Maker 2010 é mais uma alternativa para quem procura o rasto à família. O serviço integra com o Ancestry.com, e permite transpor trabalho já feito nesta plataforma mais antiga para a versão 2010 do software pago da fabricante. É mais ambicioso na interface que apresenta ao cliente e nas ferramentas que disponibiliza para organizar a informação que se vai reunindo.

Entre as funcionalidades disponíveis estão a possibilidade de criar apresentações com slides a partir das fotos que vai reunindo no serviço e que podem ser adicionadas directamente a partir do scanner, criar livros de família, preparar gráficos ou esquemas para relacionar eventos, etc.

O produto custa cerca de 40 dólares, mas para quem não quiser ter custos com a experiência, pelo menos numa fase inicial, pode usar a versão base do Ancestry.com, que embora com uma versão paga, também está disponível de forma gratuita.

[caption]Nome da imagem[/caption]

As alternativas não se ficam por aqui e conseguirá encontrar muitas mais ferramentas na Web para cumprir esta missão, como o GenoPro, o Family Search, entre outros.

[caption]Linhagens[/caption]

Mas para quem está mesmo determinada na missão mas não tem tempo para a realizar com hipóteses de sucesso, há serviços profissionais a que é possível recorrer como os da Linhagens, uma empresa criada por genealogistas e que está no mercado desde 1996.

Online é possível ficar a saber mais sobre os serviços que prestam. Uma das curiosidades é que descobrir mais sobre a família também pode ser um presente. Esta empresa permite-o ao vender vouchers que podem ser oferecidos a alguém com a promessa de encontrar antepassados até à quinta geração.

Nota de redacção: Esta sugestão foi originalmente publicada pelo TeK em Fevereiro deste ano. Com a nova publicação a informação foi revista e actualizada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.