Os telemóveis continuam a constar entre os mais desejados da lista de prendas de muitos de nós, seja para usufruto próprio ou para oferecer, mas no meio das novidades e lançamentos próprios da época, a par dos modelos já existentes, a escolha pode revelar-se difícil.

É um facto que o telemóvel há muito que deixou de servir apenas para telefonar e enviar SMS, podendo mesmo ser encarado como uma ferramenta de trabalho. Por isso funcionalidades, características técnicas, capacidade, entre outros, passaram a ser factores decisivos, a par do preço - e da marca, para alguns - na hora da compra.

Pode saltar de página em página quando já restringiu a sua escolha a duas ou três opções, mas a forma mais prática de confrontar candidatos passa pelos comparadores.

Cientes da dificuldade de escolha, com o cada vez maior número de terminais no mercado, os operadores têm a partir das suas lojas online ferramentas do género. É o caso da Vodafone que permite comparar até três telemóveis à escolha, permitindo-lhe optar por aquele que melhor se adapte aos requisitos pretendidos.

O comparador está na homepage da loja e funciona tanto clicando em "Comparar" na imagem de cada um dos telemóveis ou por "arrasto", ou seja, "pegando" nos modelos que interessam e colocando-os no respectivo comparador, disponível no lado direito da página.

[caption] [/caption]

O processo abre uma página que põe lado a lado a listagem de características e dos restantes itens associados a cada um dos modelos.

A mesma possibilidade de comparação entre dois ou três terminais também existe na Optimus, feita a partir da página de entrada da secção Telemóveis.

Colocando um visto na caixa de selecção dos modelos apresentados, o botão "Comparar" apresentado do lado esquerdo do ecrã fica activo para continuar o processo que também vai abrir uma página com um "taco a taco" que começa pelo preço e se prolonga aos serviços associados.

[caption] [/caption]

Além dos operadores, também as fabricantes têm ferramentas que permitem comparar modelos. Aqui pode servir como exemplo a Nokia que no seu site para Portugal permite estabelecer comparações entre dois, três ou quatro telemóveis da marca.

A análise comparativa centra-se nos aspectos gerais como o formato, dimensões, ecrã, autonomia, passando pelas funcionalidades de comunicação, conectividade, entre outras, para terminar na listagem de acessórios incluídos no pack, recomendados e compatíveis. A listagem inclui também referência ao revendedor mais próximo para cada um dos modelos.

Numa visão que se pretende independente, a DECO também tem o seu comparador de telemóveis. A análise, segundo a própria associação de defesa do consumidor, incide sobre 260 modelos e tem em conta funcionalidades ou características já testadas pelos seus serviços, como o acesso à internet, a integração de leitores MP3 ou câmara fotográfica ou simplesmente a realização de chamadas.

Além dos exemplos em português, tem à disposição vários outros sites onde poderá fazer verdadeiras "batalhas comparativas" entre os telemóveis em dúvida, como o PhoneArena ou o LetsGoMobile, tudo para o ajudar a perceber qual o melhor modelo para atender desejos em causa. Boas escolhas.

[caption] [/caption]

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.