Entraram esta quinta-feira em vigor as novas regras para o roaming de voz e dados nos Estados-membros da União Europeia. O conjunto de medidas quer evitar surpresas desagradáveis para os turistas ou viajantes em trabalho, nomeadamente aqueles que navegam na Internet, e por isso impõe a aplicação automática de um limite de 50 euros nas despesas de dados, a menos que os clientes tenham escolhido outro limite.

Os operadores estão também obrigados a enviar aos utilizadores um aviso quando as despesas atingirem 80 por cento do limite estipulado, tendo de cortar a ligação móvel à Internet quando o limite for alcançado.

Além da imposição de limites e dos alertas, os reenvios de chamada para o voice mail deixam de ser cobrados, assistindo-se ao mesmo tempo uma descida dos preços grossistas.

Segundo a Comissão Europeia, as medidas relativas ao roaming, começadas a aplicar em 2005, contribuíram para baixar preços no espaço comunitário, e hoje fazer e receber chamadas quando se está noutro país da UE é 73 por cento mais barato, assegura o organismo.

Durante este período de tempo, os operadores móveis também fizeram um esforço para simplificar os seus planos de preços e diversificar a oferta em função das necessidades de cada cliente.

Sugerimos-lhe por isso uma visita aos sites reservados ao assunto: com a entrada em vigor das novas regras para o roaming na UE, nunca é demais informar-se, aproveitar para rever os preços para os restantes países e conhecer planos tarifários, principalmente considerando que estamos em altura férias.

A TMN chama a atenção para a campanha de Verão direccionada a viajantes pontuais. Com o mote "Fale de lá ao preço de cá", os clientes em roaming na União Europeia, podem ligar para Portugal ao preço de uma chamada de um tarifário nacional acrescido de um valor fixo por chamada.

[caption][/caption]

Mais informação sobre os restantes tarifários e campanhas disponível a partir da área de roaming do portal da operadora.

A concorrente Vodafone aposta no Travel, uma opção tarifária sem custos adicionais que permite efectuar e receber chamadas em 19 países, incluindo os principais destinos da União Europeia, a preços vantajosos, salienta.

No que diz respeito à utilização dos dados em roaming, operadora destaca o Pack Roaming 24 Horas, lançado em Dezembro de 2006, uma tarifa diária de dados para a banda larga móvel que permite que um cliente pague 14,88 euros por dia (IVA incluído) para aceder à Internet, consultar o seu email ou aceder à Intranet da sua empresa.

[caption][/caption]

Já em Junho de 2010, e em específico para aqueles que utilizam Internet e serviços de dados no telemóvel, a Vodafone lançou uma Tarifa Diária de Dados em Roaming, através da qual promete poupanças de até 90 por cento face ao actual tarifário standard de dados em roaming.

A tarifa compreende o pagamento de 5 euros/dia com 5MB de tráfego incluído e um preço de 0,98 euros/10KB após esgotado o pacote, o que equivale a 1 euros/MB. No caso do tráfego diário não exceder 1MB, é cobrado apenas um euro. Mais informação a partir de www.vodafone.pt/main/Particulares/Roaming

[caption][/caption]

Já a Optimus mostra tudo o que tem para oferecer "em roaming" no endereço www.optimus.pt/particulares/Servicos/Roaming. A operadora tem inclusive uma secção onde deixa alguns conselhos sobre a utilização dos serviços móveis para quem viaja, assim como informação relativa às novas alterações impostas pela CE.

A título de curiosidade, saiba que os países da Ásia e da Oceânia serão aqueles onde pagará mais se quiser ligar para Portugal.

Já o regulador nacional relança hoje, 1 de Julho de 2010, a campanha Roaming Light, através da qual quer informar os consumidores sobre as novas regras europeias.

Esta campanha foi desenvolvida em 2009, sendo agora reactivada com as alterações introduzidas a partir de hoje.

Em www.roaminglight.net, os consumidores são alertados para os cuidados que devem ter antes de viajarem, podendo pesquisar dados vários sobre o tema.