Os robots, sejam humanóides, industriais ou de qualquer outro tipo, exercem há décadas um fascínio especial sobre miúdos e graúdos. A ficção científica, sob a forma de filmes, na televisão e na literatura, foi responsável por grande parte dessa atracção, com autores como Isaac Asimov e filmes como "Curto Circuito", de John Badham, a inspirarem milhões de pessoas na sua particular visão de futuro e da robótica.




Apesar de tudo e mais frequentemente, essa visão tende para o pessimismo, com a figura do robot destruidor a exercer ainda mais fascínio sobre nós, numa tradição que remonta à Antiguidade clássica, desde a Ilíada, de Homero, em que o deus Éfeso criou diversos seres humanóides a partir de metal ou a tradição talmúdica do Golem, um humanóide de barro controlado por um sábio ou homem de fé.



Mais recentemente e numa perspectiva mais próxima do consumidor, a grande evolução da robótica verifica-se com a sua aplicação aos ambientes industriais e às linhas de montagem, desde os primórdios da revolução industrial, com os teares mecânicos, aos braços robóticos mais avançados e ás fábricas totalmente automatizadas.



Fora do ambiente académico, da investigação e da aplicação especializada, a banalização dos componentes electrónicos e o cumular de conhecimento e experiência pela comunidade amadora e pelos fabricantes, permitem, hoje em dia e com recurso a ferramentas e materiais amplamente disponíveis, a construção amadora de autómatos avançados, com diferentes graus de especialização e exigindo um grau de conhecimentos de electrónica, computação e materiais completamente ao alcance da maior parte dos adultos e mesmo, de crianças em idade escolar.



Como com todas as competências nascentes, é preciso começar por algum lado. Aqui ficam algumas sugestões de kits de robótica, principalmente dirigidos aos iniciados, independentemente da idade.



Lego MindStorms NXT

O Lego MindStorms NXT é um verdadeiro kit de robótica universal, com uma flexibilidade e polivalência surpreendentes, graças à utilização dos blocos de construção Lego. O NXT adequa-se a crianças e adultos, com e sem conhecimentos de robótica e é mesmo uma ferramenta de estudo frequentemente utilizada por investigadores e alunos universitários da área.

O sistema é controlado por um processador central, programável directamente no hardware, através de um interface gráfico num computador ou utilizando uma linguagem de programação específica. O pacote de vendas contém ainda três servomotores com sensores integrados e quatro sensores especializados, incluindo de pressão, sonoro, sensor de luz e ultra-sónico. O kit é fornecido com 519 blocos e peças Lego Technik.

Disponível nalgumas lojas de brinquedos e através da loja online da Lego para Portugal, por 249.99 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451455.gif

Kondo KHR-1HV

Alguns dos melhores kits de robótica vêm do Japão, como é o caso dos kits produzidos pela Kondo, uma das mais reputadas fabricantes de componentes e sistemas de robótica para amadores.

O KHR-1HV é um kit para construção de um robot humanóide, constituído por 17 servomotores standard, dois servomotores de alta capacidade, uma unidade central de processamento com suporte para 24 servomotores e três portas de comunicação e mais de 200 componentes estruturais. A qualidade de construção dos componentes da Kondo é das melhores do mercado e inclui pormenores como guias de cablagem nas estruturas e componentes em resina e duralumínio.

O KHR-1HV pode ainda ser utilizado com um comando remoto opcional e o pacote de vendas inclui uma bateria de 800mAh, carregador e cabo USB, para além de software para programação e controlo.

Disponível online, por cerca de 800 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451456.gif




fischertechnik Robo Starter Set

A fabricante fischertechnik apresenta um produto mais abstracto e mais técnico, sem o potencial de entretenimento dos kits humanóides e insectóides. O Robo Starter Set é dirigido a quem pretende realmente compreender e utilizar os conceitos básicos da robótica e programação, numa perspectiva mais abstracta, para construção de instrumentos automatizados.

O kit é constituído por um único motor, três sensores, incluindo um contador de impulsos, um sensor de luminosidade e um sensor térmico e três luzes indicadoras, para além de 150 componentes diversos, para construção de oito mecanismos diferentes. A alimentação deve ser adquirida à parte. O kit inclui ainda o software Robo Pro Control e instruções detalhadas para programação e criação de sequências lógicas.

Disponível online. O Robo Starter Set, mais a alimentação específica da fischertechnik, têm um preço aproximado de 160 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451457.gif




Robotis Bioloid Comprehensive Kit

O Bioloid Comprehensive Kit, da fabricante japonesa Robotis , é um kit modular completo, para utilizadores com conhecimentos intermédios e que permite a construção de mais de 12 robots distintos, incluindo um robot humanóide completo, semelhante ao KHR-1HV da Kondo. Para além de permitir uma flexibilidade de construção maior, o kit da Robotis distingue-se ainda do kit da Kondo pela inclusão de um sensor multifuncional, permitindo alguma interactividade às construções possíveis.

O Comprehensive Kit inclui 18 servomotores, um sensor multifuncional compreendendo receptor irDA, sensor infravermelho, microfone e emissor de som, um controlador central e finalmente, todos os componentes estruturais permitindo criar diversos tipos de robots. O software incluído é freeware e permite controlar diversos aspectos dos componentes, incluindo torque. Os robôs da Robotis podem ainda ser programados em linguagem C, através de compiladores disponíveis para a maior parte dos sistemas.

O pacote de vendas inclui ainda uma bateria para operação autónoma e componente de alimentação cablado externo.

O Robotis Bioloid Comprehensive Kit está disponível em diversas lojas online da especialidade, com um preço de cerca de 600 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451458.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.