Basta recorrer a redes sociais como o Facebook e o Instagram para perceber que a saúde das pessoas está na ordem do dia. Pessoas mais ligadas às atividades físicas ou pessoas mais ligadas à alimentação saudável têm enchido as plataformas de dicas, truques e conselhos que devem ser seguidos por quem quer ter uma vida mais sadia.



Os resultados, esses, dependem de pessoa para pessoa e estão acima de tudo ligados à vontade de cada um.



Mas quem parece estar decidido a dar um grande contributo para esta onda de “viver melhor” é a tecnologia. Tecnologia no geral. Pois tanto têm surgido apps que estimulam e ensinam as pessoas a fazer exercício, como têm surgido uma vaga de equipamentos inteligentes que têm sobretudo uma preocupação com o fitness e com os dados de saúde: número de passos dados, ritmo cardíaco e ciclo de sono.



Misfit, LG, Fitbit e Wristify são alguns dos nomes que estão no campo do hardware.



E o caso parece sério: até algumas das maiores tecnológicas do mundo estão nesta “corrida”: com a chegada do iOS 8 chegou o Apple Health Kit; a Google lançou recentemente o Google Fit; e a Microsoft também já está no terreno, ainda que de forma mais limitada ao nível da disponibilidade, com o Microsoft Health. O conceito dos três sistemas é, no fundo, o mesmo - servir como centro nevrálgico de informação relacionada com o desporto e a saúde do utilizador.



Cada ecossistema tem os seus prós e contras, mas aqui o objetivo é outro: ajudar os utilizadores a encontrarem aplicações que sejam compatíveis com estes sistemas. Pois apesar de sozinhos conseguirem agregar alguma informação, o grande proveito pode ser retirado caso use um leque maior de soluções.



O TeK revela a seguir algumas apps que funcionam com o Apple Health e na página seguinte apps que funcionam com o Google Fit – a ordem tenta seguir uma lógica de chegada ao mercado. Já o Microsoft Health vai para já ficar de fora por ainda só estar disponível nos EUA, mas a seu tempo terá o devido roteiro de compatibilidade.



Aplicações compatíveis com o Apple Health


Quando a Apple estreou o seu novo sistema operativo móvel, o iOS 8, uma das grandes novidades foi o Health – uma aplicação que quer ser o núcleo central de informação ligada à saúde das pessoas, não só de dados quantitativos, como de dados pessoais. No fundo a Apple quer que este sistema ajude a substituir o boletim de saúde – ou pelo menos a complementar tirando partido das novas tecnologias.



Como está disponível há já algumas semanas e como a Apple costuma trabalhar bem no campo das parcerias e da compatibilidade, atualmente já existem dezenas de aplicações que suportam o Health – os dados são exportados para lá.



Qual a vantagem destes sistemas? Poder usar várias aplicações ao mesmo tempo e apenas abrir uma para perceber como vai a “saúde” e o exercício.

Na próxima página: Aplicações compatíveis com o Google Fit

Aplicações compatíveis com o Google Fit


No final do mês de outubro a Google disponibilizou a sua resposta ao Health da Apple, o serviço Google Fit. A aplicação está disponível numa grande variedade de equipamentos – telemóveis, tablets, computadores e relógios inteligentes – e foca-se sobretudo em números.



A aplicação além de ter capacidade para contar os passos dados pelas pessoas, que podem definir objetivos diários, também pode reunir dados de outros software. O nível de compatibilidade ainda não está ao nível do concorrente da marca da maçã, mas o grande número de utilizadores que a Google tem através do seu sistema operativo móvel deve ser motivo suficiente para atrair programadores e grandes nomes para a plataforma.

O TeK gostava de saber se os leitores já estão a usar o Apple Health ou o Google Fit e se o estão a fazer de forma isolada ou integrada com apps. Partilhe as suas apps e combinações de apps que podem ajudar outras pessoas a entrar no campo do fitness.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico