A Samsung reservou para hoje mais um Unpacked, desta vez dedicado à nova geração da família de smartphones dobráveis Galaxy Flip e Fold. A fabricante já tinha avançado com alguns teasings do que esperar nesta sétima geração dos seus equipamentos, nomeadamente o foco no modelo de inteligência artificial Galaxy AI que servirá como ponte para a forma como os utilizadores interagem com os equipamentos.

TM Roh, presidente da divisão Mobile da Samsung, abriu o evento salientando a criatividade das pessoas utilizando a sua tecnologia. Refere que no ano passado deu início a uma nova geração de smartphones com inteligência artificial, o Galaxy AI. "Acreditamos que a IA deve ser impactante e capaz de ajudar as pessoas no dia-a-dia", referindo-se à IA como um verdadeiro companheiro inteligente. Tudo isso protegido com o seu sistema Galaxy Knox. A empresa espera expandir a IA para novas formas de utilização, assim como novas experiências fora dos pulsos, como óculos e anéis inteligentes. Espera reunir hardware, software e serviços nesta nova geração de equipamentos, sendo que o Z Fold7 e Z Flip7 representam o pináculo da tecnologia e da experiência mobile. Espera-se novas tecnologias ligadas à câmara, que vê aquilo que o utilizador vê, para oferecer novas experiências inteligentes.

Veja na galeria as imagens do evento:

Galaxy Z Fold7 é mais fino, mas mais inteligente

Como seria de esperar, começando pelo Galaxy Z Fold7, a Samsung diz que o smartphone dobrável em forma de livro representa o máximo da engenharia para mobile, numa era da inteligência artificial. É um companheiro que se adapta em tempo real ao quotidiano dos utilizadores. Tem a capacidade de oferecer experiências de IA, com novas inovações sem comprometer a performance.

O modelo tem uma bateria para uma utilização durante todo o dia, mantendo o seu chassis compacto. A câmara é de 200 MP, com uma lente telefoto ultra angular. A fabricante redesenhou o equipamento para o tornar fino, sem comprometer os seus componentes de topo. Como pode ler nas primeiras impressões do SAPO Notícias, a Samsung partilhou que em cinco anos reduziu em quase 50% a espessura do Z Fold para 8,9 mm dobrado e 4,2 mm quando aberto, e "emagreceu" das 276 gramas para as 215 gramas. Pode parecer pouco, mas a diferença sente-se assim que se pega no smartphone, que quando está fechado quase se assemelha a um Galaxy S25.

Primeiras impressões: Samsung aproxima-se da perfeição com os novos dobráveis Galaxy Z Fold7 e Z Flip7
Primeiras impressões: Samsung aproxima-se da perfeição com os novos dobráveis Galaxy Z Fold7 e Z Flip7
Ver artigo

O One UI 8 é o novo sistema operativo da fabricante, que abraça as experiências de inteligência artificial. A novidade chega no sistema de IA multimodal, permitindo ao sistema reconhecer linguagem, áudio e vídeo ao mesmo tempo, aquilo que considera ser uma mudança na tecnologia. Ou seja, a IA vê aquilo que o utilizador vê e ouve as descrições. "É como colocar a IA no bolso para ajudar quando for preciso, da forma mais natural". A personalização é outra mudança, com o objetivo de ter os sistemas que compreendem, mas também se antecipam às necessidades do utilizador. A privacidade e segurança foram criadas como elemento nuclear do equipamento, recorrendo ao Knox Vault para proteger os utilizadores.

Veja na galeria imagens dos novos smartphones dobráveis:

A empresa continua a trabalhar com a Google, prometendo oferecer a mais recente versão do Android com o lançamento do smartphone. O Gemini é uma das peças do puzzle que compõe o novo modelo dobrável. Destaque para os avanços no sistema Circle to Search, com o modo AI Mode para responder a questões mais complexas. Pode fazer perguntas de seguimento para aprofundar os assuntos que está a falar com a IA. Há novas funcionalidades Gemini exclusivas para já nos modelos Galaxy, tais como o Gemini Live, como a partilha de informação daquilo que está a ver.

Pode ativar o assistente com a tecla dedicada e perguntar coisas sobre o que está a ver no ecrã ou usar a câmara para interações com o mundo real, com sugestões do que comer, apontando para o frigorifico ou mostrando dicas de como reparar algo. Um exemplo dado é apontar a câmara para um cartaz de espetáculos, com datas, sendo possível perguntar se pode adicionar um dos eventos ao calendário. Inclui o Gemini 3.5 e Veo, como parte do Google AI Pro, numa oferta de seis meses de subscrição na compra do novo Z Fold7. 

Entre as novas aplicações inteligentes, o Galaxy AI compreende a localização, data e contexto para sugerir voos e estadias quando estamos a planear uma viagem. A fabricante diz que todas as informações e dados gerados pela IA ficam guardados no equipamento, protegidos pelo Knox. O Circle to Search está a evoluir para ser mais útil, por exemplo, durante uma sessão de gaming, pode fazer um círculo num inimigo para encontrar dicas no YouTube sobre o mesmo. Espera-se que o equipamento seja mais fluído com o motor Vulcan e o processador Snapdragon 8 Elite na utilização em gaming.

Veja o vídeo:

O motor ProVisual das câmaras promete melhorar as imagens, assim como o AutoFocus garante mais detalhe trancando as imagens em movimento. Oferece ainda mais ângulo de captura das imagens. O estúdio de imagens permite aos utilizadores darem um toque rápido às fotografias, com um sistema que recomenda a remoção automática de elementos "invasivos". Pode fazer edição de vídeo, usando diferentes camadas para criar produções mais elaboradas. A IA ajuda a eliminar o ruído, através do Audio Eraser, que reconhece seis tipos de sons, como música, público, entre outros. Pode usar no notes, chamadas gravas ou reprodutor de vídeo.

O modelo tem um ecrã externo com 6,5 polegadas, abrindo-se para um tablet de 8 polegadas.

As pré-encomendas começam hoje e chegam ao mercado no dia 25 de julho. Os preços do Galaxy Z Fold7 começam nos 2.169,9 euros, 100 euros mais caro do que versão anterior, passando a 2.289,9 euros na versão com 512 GB e subindo a fasquia acima dos 2.500 euros, mais concretamente com 2.599,99 euros na versão com 1 TB de espaço e 16 GB de RAM.

Galaxy Z Flip7 tem um ecrã exterior maior e uma barra de notificações

A Samsung apresentou o novo equipamento em forma de concha, o Galaxy Z Flip7, referindo-se como o mais fino deste segmento. Tem um ecrã externo de 4,1 polegadas, envolvendo as câmaras fotográficas, apresentando diversos widgets para utilizar sem a necessidade de abrir. Uma nova barra de notificações apresenta informações úteis, que depois podem ser expandidas para o resto do ecrã.

Entre as novidades de IA, o equipamento pode ser colocado na posição necessária para captar de forma inteligente os melhores momentos de vídeo. A sua câmara de 50 MP prometem imagens mais detalhadas, sobretudo a nível de selfies. 

As pré-encomendas começam hoje e chega ao mercado no dia 25 de julho. O modelo é acompanhado pelo Galaxy Z Flip7 FE, confirmando-se assim os rumores anteriores. O Galaxy Z Flip7 mantém os preços da versão anterior, a começar nos 1.249,9 euros e uma versão mais artilhada com 516 GB de armazenamento a 1.369,9 euros. O Galaxy Z Flip7 FE custa 1.099,9 euros.

Smartwatch Galaxy Watch8 é o treinador pessoal diretamente do pulso

Com um design elítico muito curioso e atraente, o novo Galaxy Watch8 promete novidades a nível da monitorização de fitness, ajudado, como seria de esperar, pela inteligência artificial. Juntamente com o smartphone, o wearable regista ao detalhe os dados de sono, para garantir que o utilizador se sinta melhor no dia-a-dia. O novo Running Coach converte as métricas do utilizador num assistente personalizado de fitness. O sistema é gamificado, com barras de progresso e pontuações, subidas de níveis, etc. O seu ecrã está sempre ligado, sendo visível mesmo em dias mais brilhantes, graças aos seus 3.000 nits de brilho. 

O smartwatch e o anel inteligente da Samsung aprendem com o repouso do utilizador, vigiando as noites, registando os hábitos. Vai receber notificações para quando é necessário diminuir o ritmo de noite para o início do descanso e dessa forma ter uma noite mais tranquilo e repousante. O seu sensor bioativo promete vigiar as métricas cardíacas do utilizador. Durante o sono consegue analisar a carga vascular da circulação do oxigénio. Pela primeira vez consegue analisar a camada antioxidante da pele, registando os valores na aplicação.

Controle do sono, exercício e índice antioxidante nos novos smartwatches Galaxy Watch8
Controle do sono, exercício e índice antioxidante nos novos smartwatches Galaxy Watch8
Ver artigo

A Samsung anunciou a compra da Xealth, uma plataforma digital com soluções de saúde, que passa a integrar o domínio do Samsung Health. O objetivo é oferecer saúde conectada, monitorizando os utilizadores e partilhando as informações com os médicos, ideal para se lembrarem de tomar os medicamentos, entre outras funcionalidades ligadas ao bem-estar dos pacientes. Sempre que detecta alguma anomalia do utilizador, o sistema proativamente sugere mudanças de rotina ou uma alimentação mais cuidada.

Veja na galeria imagens do Samsung Galaxy Watch8:

O novo relógio inteligente estreia ainda o sistema operativo One UI 8, será ainda o primeiro modelo com Gemini logo disponível na caixa. Pode interagir com o Gemini diretamente do pulso. O modelo Watch8 chega ao mercado com uma versão clássica, mantendo a moldura rotativa. Tem ainda um Galaxy Watch Ultra, com 64 GB de armazenamento e 100 horas de autonomia. Todos os modelos estão em pré-venda a partir de hoje e chegam ao mercado no dia 25 de julho. 

Em antevisão

Ao contrário do que é habitual não existem muitos detalhes em antecipação ao lançamento dos equipamentos, mas ainda assim surgiram algumas fugas de informação que dão conta da possibilidade da fabricante juntar aos dois modelos habituais um terceiro elemento. Neste caso o Galaxy Z Flip 7 FE (Fan Edition), uma variante mais em conta do modelo de concha, numa estratégia que visa alargar o público do formato. Assim, esperam-se três modelos: Galaxy Z Fold 7, o Z Flip 7 e o possível novo Z Flip 7 FE. Nos primeiros rumores foi também adiantado que poderia haver uma versão Ultra mais apetrechada do modelo Fold.

Falou-se que os modelos podem ter um preço superior à anterior geração, como uma subida significativa dos valores, com algumas variantes a poderem chegar aos 200 euros.

Recorde-se que, de acordo com rumores anterioreso Galaxy Z Fold7 poderá chegar com um upgrade nas câmaras. A fabricante sul-coreana manterá a configuração tripla, mas aposta num sensor de 200 MP para a câmara principal. Ao que tudo indica, o sensor será acompanhado por uma câmara ultrawide de 12 MP e por uma lente telefoto de 10 MP, com zoom óptico de 3x.

Como avança o website SamMobile, acredita-se que o novo dobrável estará equipado com um processador Snapdragon 8 Elite, contando também com uma bateria de 4.400 mAh, com suporte a carregamento rápido a 25 W e a carregamento wireless Qi2 a 15 W. O Galaxy Z Fold7 poderá também ter uma espessura de apenas 4,2 milímetros, o que o tornaria tão fino quanto o Oppo Find N5.

O Galaxy Fold 7 deverá ser um pouco mais fino que os seus antecessores, com 4,2 mm de espessura quando aberto e 8,9 mm quando dobrado. O smartphone aproxima-se assim aos seus rivais, sendo a mesma espessura que o Oppo Find N5 e um pouco mais fino que o Honor Magic V5. A Samsung espera também apresentar o modelo dobrável desta categoria mais leve, ao confirmar-se os 216 gramas de peso, aponta o The Verge.

Apesar do corte no peso, a Samsung poderá adicionar um ecrã maior que a anterior geração, ou seja, um ecrã exterior de 6,5 polegadas e um interior de 8 polegadas, mantendo-se a mesma capacidade de bateria de 4.400 mAh. O modelo será alimentado pelo processador Snapdragon 8 Elite da Qualcomm, oferecendo 256 ou 512 GB de armazenamento interno, mas eventualmente o regresso da versão de 1 TB.

Ainda que as possibilidades sejam mínimas, existem rumores de que a Samsung poderá apresentar no evento de hoje o modelo dobrável tripartido, cujo protótipo já tinha sido mostrado durante o Mobile World Congress. Segundo o Gizchina, o modelo poderá ser lançado em setembro a um preço de cerca de 3.000 dólares.