Ainda que muitos duvidem que a primavera já começou oficialmente, por causa da meteorologia questionável para a estação, esta é uma época que costuma estar ligada às limpezas.



Enquanto na mãe na natureza a primavera é uma época de renovação, onde plantas renascem das agruras do inverno e animais começam as suas migrações sazonais, lá em casa aproveita-se para limpar tudo, até ao mais ínfimo pormenor.



Já que muitas pessoas estão com a “mão na massa”, parece ser a altura ideal para alargar a limpeza ao seu Android. Pense bem: há quanto tempo anda a acumular “lixo” no smartphone ou no tablet? Tem tido alguns problemas de desempenho, o equipamento parece-lhe mais lento?



Migre para outra e faça renascer o seu telemóvel. O TeK enumera a seguir alguns conselhos e soluções para que o Android fique de novo operacional e pronto para mais um conjunto de estações onde vai ser o seu parceiro preferencial. O seu dispositivo móvel vai ficar “limpinho, limpinho”, como diria um treinador de futebol.



Apague o que já não usa


Seja sincero: quantas aplicações tem instaladas no telemóvel nas quais não tocou nos dois últimos meses? Seja ele um jogo que já o entusiasmou e entretanto perdeu espaço para o Flappy Bird, ou uma aplicação de benchmark que apenas usou nos primeiros dias, haverá certamente algo que pode ser eliminado.



Vá até às Definições do telemóvel, selecione o separador Aplicações e navegue pelo seu portfólio de software. À partida basta carregar em Desinstalar para que todos os dados sejam eliminados. Mas se prefere um método mais meticuloso e por etapas: limpe a cache, limpe os dados da aplicação – o que apaga o progresso nos jogos por exemplo - e aí desinstale a app de vez.



Aproveite para dar uma volta na galeria de fotografias e de vídeos, e mantenha apenas aquilo que considera como importante – um vídeo de uma festa que os amigos gostam de rever, uma fotografia da família para fazer companhia.



Dê também um giro na pasta de Downloads e elimine tudo o que já descarregou e não precisa no telemóvel.



Se não apagar, ao menos liberte espaço


De certa forma está convencido que determinada aplicação vai fazer falta em determinada situação. É um pensamento compreensível. Mas pode ajudar o seu Android movendo as aplicações do telefone para o cartão microSD. Assim o equipamento fica com mais memória livre e se quiser pode até nem ter o cartão inserido no telemóvel para que o processamento de dados possa ser mais veloz.



As fotografias pode colocá-las num serviço de armazenamento na cloud como o Google Drive, o OneDrive da Microsoft, o Dropbox, a Meo Cloud da PT ou a Vodafone Cloud. Assim estarão sempre disponíveis à distância de alguns cliques, estando apenas dependente da necessidade de Wi-Fi ou plano de dados.



Os vídeos pode carregá-los para um canal no Vimeo ou no YouTube e mantê-los privados.

[caption]Android limpeza[/caption]

A cache.. limpe a cache


A cache é uma área no telemóvel onde certos dados processados ficam armazenados de forma temporária – ou a longo prazo – para que sempre que requeridos, seja mais rápido re-executar os ficheiros. Pode eliminar a cache mesmo sem eliminar vídeos ou aplicações, como sugerido anteriormente.



Nos Android a cache tanto pode ser de vídeos, como de aplicações, como do histórico de navegação na Internet. Aos poucos as “migalhas” de cache vão-se juntando e acumulam um espaço considerável que pode ser vital para o bom desempenho do telemóvel ou para a instalação de novas aplicações.



Use aplicações como o Clean Master – Free Optimizer ou o 1Tap Cleaner para manter diariamente, semanalmente ou mensalmente o telemóvel livre de arquivos pouco desejáveis. No caso da 1Tap Cleaner até o histórico das chamadas e das mensagens trocadas é apagado do telemóvel se o utilizar assim quiser.



Dê um jeito no interface


O seu ambiente de trabalho é composto por sete ecrãs que estão carregados de widgets e atalhos para aplicações? Será que precisa realmente de todos esses elementos dispostos?



Medite mais uma vez no que usa e no que não usa. O que não usar, já sabe, apague. Eliminar um widget ou um atalho não tem qualquer impacto ao nível da aplicação, pelo que está apenas a simplificar o modo como acede às suas apps preferidas e o modo como o Android processa toda a informação.



Pode ainda optar por um inicializador que seja “leve” e graficamente não exigente, havendo ainda a hipótese de preferir manter uma imagem como ecrã de fundo em vez de uma imagem dinâmica. Tudo isto vai contribuir para a maior rapidez do seu telemóvel ou tablet.



Otimize o arranque do telemóvel


Esta sugestão faz lembrar um dos truques que é usado para também melhorar a performance do Windows. No Android existem aplicações e protocolos que iniciam no arranque do telemóvel, alguns sem necessidade.



Decida o que é importante e vital nos primeiros momentos de vida do smartphone. Aplicações como a Watchdog Task Manager Lite ou semelhantes permitem fazer uma gestão do que deve ou não ser iniciado juntamente com o sistema operativo móvel.

[caption]Android limpeza[/caption]

Deixe o telemóvel como se tivesse vindo da fábrica


Esta é a última sugestão porque possivelmente também é a mais radical. Ainda assim, provavelmente também será a que vai produzir melhores resultados. Se não é “materialista” relativamente ao que guarda no equipamento ou se faz backups de forma regular, então escolha a “reposição de fábrica”.



Vá até às Definições do Android e na área Pessoal escolha a opção Cópia de segurança e reposição. Dentro deste menu selecione depois a última opção – Reposição dos dados de fábrica. O sistema operativo vai depois perguntar se quer eliminar todos os dados, incluindo os do cartão microSD. Confirme.



Quando reiniciar o equipamento vai ver o seu telemóvel no estado mais puro possível – se comprou nalguma operadora, terá que manter as aplicações proprietárias a menos que aceda ao dispositivo com privilégios de administrador através do processo conhecido como root.



Para utilizadores mais avançados o TeK sugere ainda a instalação de uma nova ROM – versão de instalação do Android – criada pelas comunidades de programadores, que libertam o smartphone de muito do “lixo” - bloatware - que trazem de origem dos fabricantes e dos operadores de telecomunicações.






Agora basta pegar num pano e limpar o telemóvel por fora. Se tiver um modelo com a bateria acessível, aproveite para tirar a tempa traseira e eliminar algum do pó que se tem acumulado. Se usa regularmente uma capa de proteção, também vai querer retirá-la e limpá-la pois a acumulação de lixo pode parecer invisível, mas acontece.



Se seguiu todos estes passos ou alguns, parabéns, tem um telemóvel renovado. O TeK gostava ainda de ouvir todas as técnicas e dicas que os utilizadores do Android têm para manter os seus dispositivos móveis rápidos e limpos. A caixa de comentários está aberta à discussão.



Boas limpezas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico