A Direção-Geral do Ensino Superior já está a aceitar as candidaturas para a 1ª fase de acesso ao Ensino Superior. Até ao dia 7 de agosto os interessados deverão submeter os registos nas instituições e nos cursos que mais lhe dizem respeito.

Aqui no TeK sa áreas de informática e de engenharias tecnológicas são as que mais despertam interesse junto dos leitores. E quem já passou pelo processo sabe que por vezes não é simples ter toda a informação disponível e acessível de forma simples.

Para muitos jovens hoje é apenas o primeiro de muitos dias de indecisão: o que escolher?; para que universidade ir? ou devo apostar numa vertente mais profissional e investir num curso de um politécnico? será que tenho média para entrar?.

O TeK tenta dar uma ajuda e agrega na seguinte infografia os cursos, as vagas e as médias para a área de informática e das engenharias tecnológicas.


Se os cursos de informática conheceram uma ligeira descida no número de vagas disponíveis, as engenharias no geral acabam por apresentar também um ganho ligeiro relativamente ao ano letivo de 2014/2015.

Perante tanta oferta e em caso de dúvidas, os alunos devem consultar os sites oficiais da instituições e pesquisar sobre as disciplinas, o corpo docente e os planos de trabalho para a licenciatura ou mestrado, dependendo do caso. A página online da Direção-Geral do Ensino Superior também será um bom ponto de apoio.

Porque quando se trata de escolher aquela que à partida será a formação profissional - e a grande chave para a entrada no mercado do trabalho -, nada deve ser deixado ao acaso e todas as decisões devem ser tomadas de forma consciente e informada.

Rui da Rocha Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.