As pesquisas nos motores de busca por imagens que combinem com um texto ou um site são cada vez mais fáceis, mas os preços a pagar pelos direitos de autor de que realizou os vídeos ou fez as fotografias são muitas vezes esquecidos com a simplicidade do corte e cola.

A alternativa oferecida por conteúdos livres dessas limitações está porém a aumentar de forma significativa com a opção das licenças Creative Commons, usadas cada vez mais por fotógrafos e outros produtores de conteúdos para que estes possam ser publicados e alterados livremente, embora muitas vezes não com fins comerciais.

A pesquisa destes conteúdos não é tão imediata, mas pode ser feita directamente no site da iniciativa ou através de motores de busca. Por isso hoje mostramos-lhe os "caminhos" mais directos.

No site de pesquisa do Creative Commons tem ligações para o Google, Yahoo, flickr, blip.tv, SpinXpress e até para o Jamendo onde pode procurar música. Apresentadas em tabs, estas portas de entrada permitem o serviço completo.

Mas aqui pode também saber mais sobre estas licenças, a forma de as utilizar e como pode, de forma legal, tirar partido do conteúdo produzido por outros criativos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Se quiser pode dirigir-se também directamente à Creative Common Search do Yahoo para conteúdos com licenças CC, uma funcionalidade que ainda está em beta. Aqui tem a vantagem de escolher logo se quer ver só conteúdos que possa usar com finalidades comerciais ou apenas os que pode publicar e alterar livremente.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Dentro do site de partilha de imagens Flickr encontra também a pesquisa Creative Commons, onde a originalidade destas licenças está bem explicada, sendo os símbolos de cada um dos formatos também utilizados na apresentação das fotografias que foram colocadas ao abrigo das CC.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para realizar a pesquisa no Google já tem de investir mais um pouco na configuração, através das opções avançadas, optando no menu de direitos de uso pela opção que mais se adequa ao seu objectivo, desde "livre de utilizar e modificar" às limitações de uso comercial.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Há ainda outros recursos, como bancos de imagem gratuitos e livres de direitos de autor, de que já falámos numa sugestão anterior, e onde pode alargar a sua pesquisa se não encontrar aqui o que precisa, embora o licenciamento Creative Commons continua a ser uma das alternativas mais interessantes.

E se acha este modelo útil, pode também começar a utilizá-lo nas imagens, vídeos e outros conteúdos que produz, aumentando o espaço da sua influência e ajudando outros utilizadores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.