Criados para permitir uma actualização mais rápida e fácil de alguns conteúdos web, os Web Slices são pequenas aplicações que podem ser desenvolvidas do lado dos fornecedores de serviços web para manter os visitantes actualizados. Esta é uma das novidades mais interessantes do Internet Explorer 8 da Microsoft e pode ser usada em proveito dos internautas que não querem perder tempo a verificar as novidades nos vários sites que acompanham.
Basicamente os Web Slices funcionam um pouco como os feeds de RSS, mas mais estilizados. Depois de subscritos são adicionados aos Favoritos, actualizando de forma sistemática a informação.
Para quem já actualizou o Internet Explorer para a versão 8 não é difícil descobrir onde existem estas aplicações. Sempre que uma página tem disponível os Webslices aparece um ícone demonstativo na barra de comando, mas não há nenhuma mensagem adicional.
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Basta adicionar então o Web Slice aos favoritos e a ferramenta fica disponível na barra de favoritos do browser, "iluminando-se" sempre que há conteúdos novos, sem a preocupação para os internautas de verificarem se há dados recentes ou de manterem dezenas de páginas constantemente abertas. A informação é mostrada numa janela sem que tenha de sair da página em que está a navegar.
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Depois do lançamento da nova versão do browser, e com a sua crescente popularidade, começam a surgir cada vez mais Web Slices, que pode explorar tornando mais eficaz o uso de alguns sites. Os principais serviços internacionais não deixaram passar esta oportunidade, mas há também boas referências em Portugal.
A Microsoft está, naturalmente, na linha da frente da implementação de Web Slices. Como o tempo, informação financeira e trânsito ligados ao Bing, que cruzam os dados com a localização geográfica do utilizador.
Também o portal MSN entra nesta estratégia, com as principais notícias a serem exibidas através de Web Slices que podem ser adicionados pelos utilizadores do site.
Sites de redes sociais como o Facebook, de leilões online, como o eBay, ou de partilha de links, como o Digg, já exploram também esta funcionalidade que pode ser configurada pelos utilizadores. No caso do Digg são mostradas as 10 histórias mais votadas, enquanto no eBay se pode acompanhar os leilões mais interessantes.
A ideia é que, quanto mais se "mostrarem", mais visitantes conseguem atrair, porque é dificil ficar-se pela parca informação fornecida nos cabeçalhos sem aceder depois à página.
Em Portugal há também diversos sites a usar os Web Slices. Além do já referido MSN, o Jornal Record usa a ferramenta sobretudo para notícias. Embora seja já um dos sites mais visitados pelos portugueses, todos os pretextos são bons para trazer mais leitores ao site.
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A venda de viagens online também se adequa a esta filosofia e a Netviagens já tem o seu Web Slice a funcionar, mostrando as promoções e ofertas mais recentes para férias ou escapadelas. À semelhança do Record, este Web Slice foi desenvolvido pela Via Tecla.
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No site da Coca Cola para recomendação de restaurantes e da SuperBock para pesquisa de cinemas pode também encontrar Web Slices para campanhas específicas, criados pela Fullsix.
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Outros Web Slices podem ser encontrados no site de add ons do Internet Explorer, que lista algumas das aplicações internacionais.
O número de Web Slices terá tendência para continuar a aumentar à medida que os web developers e os próprios "donos" de sites se apercebam das vantagens, aumentadas pelo crescimento do número de utilizadores do Internet Explorer. E será essa diversidade que vai também aumentar a variedade de opções disponíveis. Mas é também possível que os que já tinham implementado o já muito bem conhecido RSS acabem por não adoptar os Web Slices.
Se conhece outros Web Slices que não referimos aqui, deixe o seu comentário e a sugestão.
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