Se dissermos que os portugueses quando cruzam fronteiras muitas vezes dão nas vistas e distinguem-se no que fazem não estaremos, provavelmente, a dizer nada que nunca tenha ouvido ou que não tenha já pensado, com base em exemplos que conhece. Contudo, as iniciativas que procuram divulgar os efeitos de talento português além fronteiras não são muitas.



Nacionalismos à parte, os bons exemplos são sempre inspiradores e merecem ser conhecidos. A Internet nesta, como noutras áreas, pode ser uma ferramenta de grande utilidade para quem procura motivação e informação que não contenha as palavras juros, dívida pública ou crise.



Assim, reservamos hoje algum espaço a moradas que conduzem a histórias inspiradoras. Seja porque conduziram a projectos de sucesso, seja porque revelam coragem para quebrar barreiras e começar de novo, noutro espaço, noutra cidade, noutro ambiente. Enfim, o que queremos é dar-lhe pretexto para criar uma pasta nos favoritos com moradas que contem histórias do género: sim, nós podemos.



Uma das iniciativas que tem ganho destaque neste contexto de sublinhar o talento português pelo mundo, e sobre a qual pode ler online, é o Prémio Empreendedorismo Inovador da Diáspora Portuguesa. A iniciativa é organizada pela Cotec e tem como objectivo premiar e divulgar portugueses que se tenham destacado pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável nas sociedades de acolhimento.



A última (3ª) edição do prémio decorreu no início de Junho e premiou dois portugueses que se destacam pelos percursos de sucesso. Para ver ou rever a história, deste e dos restantes candidatos a concurso pode passar pelo site ou ver a brochura digital. No site oficial pode ainda conhecer quem esteve nas edições anteriores do prémio ou perceber como funcionam as candidaturas, para o caso de conhecer alguém que encaixe no perfil.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O segredo do sucesso é estar preparado para as oportunidades quando elas aparecem!!! Esta é uma frase que pode encontrar noutra das moradas que lhe deixamos hoje. Num canal associado ao site Portugal Global desfilam algumas histórias de sucesso de portugueses espalhados pelo mundo.



O site não é brilhante em termos de apresentação, mas reúne algumas histórias que valem a pena ser contadas e que de facto foram por alguns meios de comunicação social e agora estão reunidas nesta plataforma. Médicos, cientistas, artistas e desportistas passam pela plataforma.

[caption]Nome da imagem[/caption]



Em exibição actualmente na RTP há ainda mais uma iniciativa que vale a pena destacar, para quem gosta de conhecer histórias de portugueses pelo mundo. A rubrica semanal chama-se Portugueses pelo Mundo e não tem espaço próprio no canal mas os testemunhos que têm sido apresentados na TV são facilmente detectados numa pesquisa online.

Mas para que o talento português espalhado pelo mundo se junte, há mesmo uma rede social. O acesso é só por convite, pelo que só pode ser membro desta plataforma onde também está o Presidente da República Cavaco Silva, quem tiver um código de acesso fornecido por um amigo.



O grande objectivo do TheStarTracker é fomentar contactos e garantir que pessoas até agora próximas fisicamente - num mesmo país de acolhimento - possam conhecer-se, trocar experiências, aproveitar talentos… se assim o entenderem.


O projecto pertence à Fundação Talento que tem sido um actor activo na promoção do networking entre portugueses espalhados pelo mundo, organizando jantares, encontros e outras iniciativas.

[caption]Fundação Talento[/caption]

Com o objectivo de contar histórias de sucesso nascidas em Portugal mas que, na maior parte dos casos, também chegam ao estrangeiro por via da internacionalização têm surgido mais projectos recentemente. A lógica é mesma. Divulgar exemplos bem sucedidas de projectos nacionais.



O Portugal Inovador é o exemplo que deixamos. Criado recentemente, o site tem como objectivo divulgar produtos e serviços inovadores desenvolvidos no âmbito dos esforços de investigação realizados pelas empresas portuguesas.

[caption]Portugal Inovador[/caption]

Se conhecer mais moradas já sabe, partilhe. É sempre bom ler (ou ver) histórias que inspiram!

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.