Ainda há quem resista às redes sociais, e lá terá as suas razões, mas entre aqueles que tratam o fenómeno por tu, é comum encontrar quem tenha mais do que uma conta para gerir, dada a cada vez maior multiplicidade de plataformas disponíveis e dos temas mais específicos ou generalistas que estão na sua origem.

Numa outra ocasião, já falámos no TeK de ferramentas que permitem gerir participações múltiplas em blogs, redes sociais e outras plataformas de partilha de conteúdos, num artigo denominado Junte os pedaços da sua vida online.

Hoje deixamos-lhe algumas propostas destinadas a simplificar o acesso a todas as páginas de perfil ou contas que tem dispersas pela Web fora, que ficam agregadas a partir de um único local.

O Meerv é uma das hipóteses disponíveis, tendo um modo de funcionamento muito simples. Para usar este "agregador social" basta criar uma conta de utilizador e clicar nos icons das diferentes plataformas suportadas para adicioná-las a esta conta.

Os conteúdos dos perfis adicionados passam depois a ser mostrados na secção Profile, mas apenas para visualização, ou seja a partir do Meerv não é possível actualizar feeds de notícias nem publicar quaisquer outros conteúdos nas suas páginas pessoais: apenas visualizar e aceder ao URL das mesmas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

De momento o Meerv suporta acesso a 12 serviços, entre eles o Delicious, Digg, Flickr, Mixx, Picasa, Twitter, Vimeo e YouTube. Surpreendentemente, o Facebook ainda não faz parte do grupo de visados.

A rede social criada por Mark Zuckerberg não fica de fora no SocialURL, outro agregador de objectivos básicos, mas que servem o propósito de quem quer juntar os seus perfis numa única página.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O procedimento inicial é o mesmo: criar uma conta à qual pode ser adicionada uma foto e um pequeno texto de apresentação. O passo seguinte é adicionar as plataformas que queremos agregar, dando-lhes um título e juntando-lhe um URL.

A galeria de presenças online fica disponível na secção "My Sites", onde também há um botão "add" disponível sempre que queira acrescentar outra plataforma. Refira-se que o SocialURL permite igualmente seguir outros utilizadores e ser seguido, bem ao estilo Twitter.

O About.me também é um agregador, mas com objectivos ligeiramente diferentes. Aqui o intuito não é bem "reunir acessos", mas sim criar uma página, para "terceiros" verem, que aponte para todos os nossos conteúdos dispersos online.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Como em todos os serviços mencionados antes, é necessário o registo, acompanhado de uma pequena biografia de apresentação. Depois é personalizar a página, nomeadamente o fundo e a letra, e adicionar serviços, num máximo de 16, pelo menos actualmente, onde se contam, além do Twitter e do Facebook, o LinkedIn, Foursquare, YouTube, Tumblr, WordPress, etc.

Por último lembramos que os sites que reúnem "favoritos" também podem servir este propósito, como por exemplo o Start.io, um agregador de bookmarks puro.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.