Há pessoas que nunca estão satisfeitas com as coisas como elas são. Os modders e overclockers fazem parte desse grupo de eternos insatisfeitos, à procura do computador que mais ninguém tem. Seja por uma questão de performances puras ou simplesmente estética, estes artistas do hardware estão permanentemente a testar os limites do razoável, com processadores esticados ao máximo e sistemas de refrigeração líquida complexos ou caixas com mais luzes que uma árvore de Natal.

O modding refere-se a tudo o que não é standard ou que foi modificado e pode ir desde o aumento dos ciclos do CPU, a substituir a caixa do PC lá de casa por uma totalmente feita de acrílico transparente ou mesmo até à elaboração completa de caixas com formatos únicos.

Na versão de consumo, o modding pode ser um incremento gradual ou não, ou construção de raiz de um computador, a partir de componentes especializados à venda na maior parte das lojas de informática. Aqui ficam algumas sugestões.


Caixa

http://imgs.sapo.pt/gfx/442449.gif

O chassis ou caixa exterior é a parte mais visível de um computador. As caixas da Cooler Master estão bastante popularizadas e oferecem uma qualidade de construção e possibilidades de expansão bastante interessantes.

O modelo Cooler Master Stacker 832 SE é inteiramente construído em alumínio anodizado a negro e tem um aspecto bastante imponente, do tipo Darth Vader das caixas para desktops. Para além de oferecer 9 baías para drives de 5.25’ e 4 para drives de 3.5’, a torre 832 SE dispõe ainda de um painel frontal com 4 portas USB, uma entrada Firewire e entradas e saídas de áudio de 3,5 mm.

O interior da torre pode receber até nove ventoinhas e está preparado para sistemas de refrigeração líquida. Está disponível em Portugal, com um preço de venda de cerca de 250 euros.


Motherboard

http://imgs.sapo.pt/gfx/442451.gif

A motherboard é a parte fundamental do computador e a plataforma sobre a qual todos os outros componentes, incluindo o processador, irão operar e comunicar entre si. A escolha de uma motherboard implica uma análise cuidada do tipo de processadores, memória e periféricos para os quais esta está optimizada e resume-se a uma questão de equilíbrio geral e homogeneidade, de forma a evitar bottlenecks ou engarrafamentos de tráfico entre componentes não proporcionais.

A ASUS Maximus Formula Special Edition suporta processadores Intel Quad Core, Core2Duo e Core2Duo Extreme e já se encontra optimizada para a plataforma Penryn de 45 nanómetros, com a inclusão um chipset X38 Express da Intel. Possui ainda suporte para a tecnologia CrossFire da ATI, permitindo até dois GPUs na motherboard e controlo directo das capacidades gráficas através do interface Catalyst Control Center, suporte para memória RAM DDR2 e bloco compatível com refrigeração líquida integrado. A ASUS Maximus Formula SE tem um preço de venda de cerca de 260 euros.


Placa Gráfica

http://imgs.sapo.pt/gfx/442453.gif

A placa gráfica é um componente essencial para jogos de alta qualidade e para os novos conteúdos HD. O mercado encontra-se dividido entre os dois gigantes ATI e nVidia, que se mantém mais ou menos equilibrados na sua oferta. A escolha de uma ou outra marca é uma questão de gosto pessoal, moda e da motherboard a que se destina.

A série Radeon HD 3800, da ATI, inclui uma gama completa de placas gráficas para jogos, que vão desde o modelo 3850, ao duplo GPU em sistema CrossFire do 3870 X2. Esta série inclui suporte para PCI Express 2.0, DirectX 10.1 e conteúdos HD, com upscaling de 1080p até 1600. As placas desta série incluem saídas HDMI, controladores independentes para dois monitores e duas saídas DVI.

http://imgs.sapo.pt/gfx/442452.gif

A nVidia tem um bom exemplo das suas capacidades na placa gráfica 8800 GTX, da PNY, com 768 MB de memória incorporada e suporte para SLI (Scalable Link Interface), para multi-GPU. A 8800 GTX é o topo de gama da nVidia e é uma das placas gráficas mais caras do mercado doméstico, com características técnicas dirigidas aos hardcore gamers e a par da série 3800 da ATI. A PNY está disponível em Portugal, com os preços a rondarem os 500 euros.

Para além destes componentes fundamentais, existem muitos outros mais ou menos essenciais para a construção de uma máquina topo de gama. Uma boa unidade de refrigeração, convencional ou líquida, permitirá esticar o processador ao máximo da sua velocidade e em conjunto com uma fonte de alimentação potente, aumentar o número de componentes dentro da caixa.

A RAM e os discos são outras das peças fundamentais, bastando um ou outro para entupir um sistema excelente, a ter em conta na ponderação de um projecto. Finalmente o processador, AMD ou Intel, dual core ou quad core, mais uma vez, o orçamento e a motherboard ditam a capacidade.

Mais uma vez, convém referir que um sistema equilibrado e com componentes homogéneos será sempre preferível e provavelmente mais rápido, que um sistema de componentes topo de gama, mas não harmonizados entre si.