Por cada nova versão de browser lançada, as fabricantes prometem melhorias e reforço a nível da segurança de navegação. Contudo, muitas vezes a oferta não é suficiente.

É por isso que hoje, "tirando o chapéu" à Mozilla, o TeK lhe apresenta algumas das (muitas) ferramentas de segurança adicionais disponibilizadas pela fundação.

Stealther

Esta extensão permite-lhe apagar todos os rastos de navegação que deixa no seu computador e a partir do ponto que deseja. Ou seja, se quiser apagar apenas os últimos registos de navegação mas quiser deixar os mais antigos (ou os mais sérios) pode fazê-lo com o Stealther e sem qualquer dificuldade.

Para isso, permite-lhe desactivar os registos no histórico, cookies, historial de arquivos descarregados, cache de disco, informação guardada nos formulários, entre outros dados.

Este addon, que tem resultados semelhantes à vavegação pelo modo incógnito do Chrome, é totalmente personalizável e pode ser gerido consoante as suas necessidades.

Para dar início à sua "sessão fantasma", pode utilizar a opção apresentada no menu ou o atalho Ctrl+Shift+S. Os dados serão apagados da próxima vez que o Firefox for iniciado.

Contudo, este complemento precisa de ser activado para funcionar, o que pode trazer alguns inconvenientes. É aqui que entra outra sugestão, o Close 'n' Forget. Esta ferramenta tem um botão que pode ser activado assim que perceber que está a visitar uma página que não queria que fosse registada no seu histórico. Basta carregar nesse botão assim que estiver a acabar a sua viagem online e o seu rasto será eliminado.

WOT

Já o WOT - Web of Trust - é um plugin desenhado para mantê-lo afastado dos sites perigosos. Para mantê-lo alerta, o programa é capaz de catalogar os resultados de motores de busca como o Google ou o Yahoo, analisar os links e as paginas a que acede, dando-lhe sempre um alerta para a segurança da página.

O programa é bastante discreto. Para identificar se uma página é segura ou não utiliza uma espécie de circulo de cor para catalogar o risco - verde se segura, vermelho se perigosa e amarela para alguns riscos.

Sempre que aceder a uma página receberá também um alerta para o tipo de navegação que está a fazer: se perigosa, correcta o arriscada e sempre através do sistema de círculos e cores.

Gish It / Temporary Inbox / spamavert

Estes três addons permitem-lhe proteger a sua caixa de entrada do email de inconvenientes como o spam. Todos têm por base a mesma natureza: gerar endereços de correio electrónico descartáveis para sites duvidosos.

Desta forma, e durante algumas horas, terá um endereço alternativo com o qual pode aceder às páginas que pretende sem ter de expor o seu verdadeiro email, ou seja, fecha a porta a publicidade indesejada na sua inbox.

Ghostery

Esta ferramenta permite-lhe visualizar de uma forma simples e amigável todos os elementos "invisíveis" presentes nos sites por onde passa.

Entre os elementos "detectáveis" em causa destacam-se as linhas de código utilizadas para controlar os índices estatísticos dos sites, para mostrar publicidade e carregar funcionalidades extras.

Outro addon que lhe permite funções semelhantes às do Ghostery é o NoScript que, embora mais complexo de utilizar, bloqueia e evita o carregamento de scripts e outros códigos.

Panic

Por fim, e para dar um lar mais leve à sugestão, falamos-lhe do Panic. Esta ferramenta é útil para os que correm o risco de ser "apanhados" a navegar pelas páginas certas (ou não!) na hora errada.

A função do Panic passa por encerrar todos os tabs por onde está a navegar enquanto abre um separador de emergência: aquele onde você deveria estar a navegar!

Para isso, quando instalar o addon terá de definir qual o atalho que quer utilizar para desmanchar a sua diversão nos momentos críticos e configurar a página que quer que apareça quando acciona o atalho.

A configuração por defeito leva-o até ao Google e, ironicamente, aos resultados de busca para a "produtividade no trabalho"…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.