A criação de um blog pode obedecer a razões que a própria razão desconhece, mas uma coisa é certa: quem tem um, quer que ele seja lido. Ninguém duvida também que a publicidade e as recomendações entre internautas são das formas mais eficazes para atingir esse objectivo, certo?

Contra todos os cenários apocalípticos que previam dificuldades de sobrevivência da blogosfera com a chegada de outros serviços, veteranos como o Google Blogger ou o Wordpress mostraram que estão de boa saúde e recomendam-se.

Os novos serviços baseados em redes de contactos, ao invés de "roubarem" a atenção dos utilizadores, antes se revelaram meios poderosos de potenciar as audiências dos blogs, através do popular mecanismo do "amigo do amigo" que viu uma publicação e partilhou com outro amigo.

Tirar partido deste tipo de sinergias é a sugestão que o TeK faz hoje aos leitores que já se renderam a redes sociais como o Facebook, e microblogs como o Twitter, mas não esqueceram as potencialidades dos serviços que lhes permitem expressar-se em formatos menos "condicionados".

A palavra de ordem é integração. Tanto pode passar pelos botões para que os artigos possam ser partilhados nas outras redes sociais como pelas ferramentas para (re)publicação automática de posts no Facebook ou Twitter. Porque convenhamos, se publicar a mensagem numa plataforma é divertido, repetir a dose em três (ou mais serviços) pode tornar-se, no mínimo, aborrecido.

[caption]Facebook[/caption]

Para início de conversa sugerimos-lhe que perca alguns minutos a acrescentar ao seu blog (ou site) dois botõezinhos capazes de lhe valerem uma série de novos visitantes. Sim, estamos a falar do famoso "Like" e do "Tweet".

Estes botões permitem aos visitantes de uma página que, de uma forma simples, façam o trabalho de divulgação por si - e com a grande vantagem de chegarem a pessoas de quem provavelmente nunca ouviu sequer falar. A única coisa de que vai precisar depois é assegurar a qualidade das suas publicações.

[caption]Twitter[/caption]

A lógica é simples: se gosto de um conteúdo (e tenho, "à mão de semear", um botão para o efeito) é provável que sinta vontade de o partilhar com quem tenho interesses em comum. Impressionante é o "efeito dominó" que isto pode ter, aumentando exponencialmente o leque de possíveis visitantes.

O AddThis é uma das soluções a que pode recorrer, permitindo-lhe de forma simples e fácil, obter uma série de botões de partilha para colocar nas suas publicações. Para além do "Like/Gosto" (do Facebook) e do "Tweet This" (que publica o link para a mensagem no seu perfil), existem também botões para integração com serviços como o MySpace, por exemplo.

[caption]AddThis[/caption]

Os botões podem ser inseridos nos seus blogs no Blogger, da Google, no Wordpress ou Tumblr, mas também acrescentados a sites ou conteúdos de vídeo. Para além de permitir "gostar" ou "partilhar", é também possível obter estatísticas sobre o "sucesso" que os conteúdos estão a ter, com base nesses indicadores.

Esta estratégia pode resultar muito bem, mas exige que o site que queremos divulgar conte já com uma carteira abrangente de visitantes - e, de preferência, daqueles que gostam de partilhar com os amigos aquilo que descobrem na Web.

Se este não for o seu caso, o melhor é optar por um serviço como o Twitter Feed, uma ferramenta ideal para quem tem poucos visitantes e pouco tempo para "passar a palavra" sobre o seu blog.

[caption]Twitter Feed[/caption]

Considerado um dos mais simples e fiáveis na sua categoria, o Twitter Feed permite - apesar do nome enganador - programar a publicação automática dos seus posts, não só na rede de microblogs, mas também para o Facebook.

Para recorrer a esta ferramenta, apenas é necessário fazer a autenticação com a conta do Twitter e encontrar nos seus blogs o URL correspondente aos feeds RSS, que deve ser indicado no twitterfeed, juntamente com a plataforma onde o serviço devera fazer a (re)publicação automática dos seu posts.

Solução semelhante - e que também tira partido do mecanismo de feed RSS para adaptá-lo, neste caso, à maior rede social do mundo - é a proposta pelo RSS Graffiti. Esta aplicação para o Facebook já conta com mais de 500 mil utilizadores mensais activos e prepara-se para ganhar em breve uma versão 2.0.

Neste caso, os utilizadores devem solicitar a utilização da aplicação na rede social e introduzir o endereço URL do feed do blog cujos posts pretendem ver reproduzidos no mural da sua página do Facebook.

[caption]RSS Graffiti[/caption]

Prometida está também adaptação do RSS Graffiti para outras plataformas e note-se que esta também pode ser usada, por exemplo, para assegurar que recebe na sua página os feeds RSS de outros sites (que não o seu) que lhe interessem e não estejam na rede social.

Estes são apenas alguns dos exemplos de serviços capazes de facilitar a tarefa de gestão e divulgação do seu blog. Sendo certo que outras alternativas existirão, procura-se principalmente alertar os menos "atentos" para a facilidade com que esta gestão pode actualmente ser feita e as vantagens da integração de serviços num mundo onde é inegável o papel desempenhado pelas redes sociais também enquanto "montras" de marcas ou criações pessoais.