As marcas de água têm sido utilizadas ao longo dos anos como modo de protecção de documentos. Os seus benefícios já chegaram à Internet há algum tempo e a criação de marcas em trabalhos pessoais tornou-se quase que um passo obrigatório para quem quer assegurar as suas obras.

Hoje vamos mostrar-lhe algumas das ferramentas que pode utilizar para proteger as suas criações. Todas são gratuitas, de fácil utilização e eficazes.

PicMarkr

Esta é uma ferramenta que permitirá adicionar uma marca de água a qualquer imagem rapidamente e sem ter de recorrer a programas como o Photoshop. A marca não irá prejudicar a fotografia já que é semitransparente e é colocada na parte da imagem que preferir.

A utilização do PicMarkr é bastante simples. Primeiro não tem de se registar no site, basta aceder à página e fazer o upload das imagens - até cinco de cada vez desde que não ultrapassem os 25MB. Depois tem de escolher o tipo de marca que deseja adicionar: texto alinhado, marca baseada em imagem ou imagem e texto repetidamente pela fotografia.

No final do processo basta descarregar as fotografias e colocá-las onde pretende, seja no seu blog, perfil ou site.

Watermark Tool

A Watermark Tool é outra alternativa rápida e eficaz na colocação de marcas de água em imagens. No caso desta ferramenta, os uploads das suas imagens para o site não podem exceder os 100kb, logo terá de colocar os ficheiros individualmente ou agrupados de forma a não chegar ao limite imposto pelo Watermark.

Depois deste passo, o processo é semelhante ao da ferramenta anterior: escolher o tipo de marca de água que quer colocar na fotografia. As opções vão desde o texto compacto às transparências coloridas, a escolha é sua.

Após ter a marca de água configurada terá apenas de dar ordem para gerar o resultado e publicar a sua "nova" fotografia onde quiser.

YourFonts

Para personalizar as suas imagens temos ainda outra opção. Não está tão relacionada assim com as marcas de água mas pode ser facilmente combinada com uma das opções aqui referidas.

Trata-se do YourFonts, uma ferramenta que lhe permite criar uma fonte de escrita nos documentos com a sua própria caligrafia. O processo de transformação da sua letra numa fonte para processadores de texto é simples. Tem de aceder ao site desta aplicação, descarregar a tabela de letras, preencher cada campo com a sua caligrafia e depois fazer o scan da folha.

Após esta fase, faz o upload da tabela para o site do YourFonts e o resto fica a cargo desta ferramenta que, em pouco tempo, transforma a captura de cada letra sua numa letra da fonte que acaba de criar: a da sua caligrafia.

Depois de instalar o novo tipo de letra no computador pode começar a deixar nas suas fotografias e documentos a sua própria assinatura.

Se juntar a esta ferramenta as marcas de água que já lhe apresentámos não restará qualquer dúvida de que o trabalho é seu!

TinEye

Por fim, falamos-lhe do TinEye, uma ferramenta bastante útil para a pesquisa de dados das imagens. Imagine que encontrou uma fotografia que lhe chamou à atenção mas acerca da qual não sabe absolutamente nada.

O TinEye permite que coloque o URL ou faça o upload dessa imagem de forma a procurar qual a origem da mesma, onde está a ser utilizada, que versões modificadas existem, entre outras possibilidades.

Esta é uma ferramenta útil para todos aqueles que pretendem saber se as suas imagens estão a ser copiadas por outros.

Nota de Redacção: Esta sugestão foi originalmente publicada a 20 de Fevereiro de 2009.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.