Três dias não são tempo que chegue para absorver todo o “material de pensamento” que o Codebits gera para quem se interessa por programação e desenvolvimento web, num evento que já se tornou um ponto de encontro de características únicas para esta comunidade.

Grande parte dos mais de 800 participantes estão focados nos concursos de programação e hacking, ou distraídos pelos diversos motivos de interesse criados à volta do evento, desde o espaço Lego às consolas de jogos, ou momentos picantes como o jantar de Nuclear Tacos. E não há tempo para ver as mais de 70 apresentações que decorrem em 4 palcos simultâneos.

Para quem ficou de fora a dificuldade de acompanhar tudo é ainda mais notória. A cobertura noticiosa acaba por ser sempre insuficiente, mesmo quando se fazem diversas notícias como aconteceu com o TeK, e seguir a transmissão em direto também não é solução.

Foi precisamente com base na falta que sentimos na redação de “apanhar” tudo o que se passou no Codebits que decidimos deixar aos nossos leitores pistas para acompanhar todas as perspetivas e dimensões do encontro.

O blog do site do Codebits é uma das boas formas de descobrir mais informação “perdida”. E a própria agenda, com o botãozinho “mais informação” dá acesso ao detalhe das talks, perfil dos oradores e em alguns casos os vídeos das apresentações. Um bom exemplo é a sessão Not so blind SQL Injection, uma entre muitas das que merecem ser vistas, ou revistas.



[caption][/caption]

Uma das mais surpreendentes –e brilhantes – vem de uma visão menos convencional e mais gráfica da Live Sketching, que em traços firmes e perspicazes resume em imagem o que de mais importante se passou no Pavilhão Atlântico.



[caption][/caption]

Para além do resumo geral há resumos das talks, em mais de 20 páginas como as que reproduzimos abaixo.



[caption][/caption]

No site do Live Sketching pode ver todas as strips, mas se quiser consultar os desenhos com mais detalhe (e tamanho) pode ver na conta do Flickr, onde poderá também espreitar realizações semelhantes noutras conferências anteriores, como a SWITCH, Ignite Portugal e UXLX.

Mais convencionais, os vídeos são também mais realistas, reproduzindo exatamente as apresentações. A conta do Codebits no SAPO Vídeos é uma das melhores formas de ver tudo seguido, com ajuda de algumas bebidas energéticas….




[caption][/caption]

Quando chegar ao fim não esqueça que se estiver registado no site pode trocar ideias com os membros da comunidade e com os responsáveis pelas apresentações.

Depois de mais esta ronda, assumimos que mesmo assim falta muito que contar, mas ainda voltaremos ao tema. É uma promessa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.