Os media sociais continuam a ser um fenómeno, liderado pelo Facebook é verdade, mas suficientemente apetecível para atrair a ambição de mais projetos, que procuram o seu lugar ao sol.

De tempos a tempos vão surgindo novas propostas, que apresentam targets mais específicos do que a rede social criada por Mark Zuckerberg ou do que o serviço Google+, uma vez que estes, com os seus milhões de utilizadores (centenas de milhão, no primeiro caso), deixam pouco espaço para o surgimento de outras apostas "generalistas".

É o caso do Kidsocial que, tal como o nome indica, se dirige aos mais novos.

Os responsáveis pela rede social explicam a aposta com a vontade que as crianças mostram em participar nesta nova realidade e tranquilizam os pais, garantindo que investem em conteúdos adequados ao seu target, assim como em elevados níveis de segurança.

[caption][/caption]

Garantem também que todo o conteúdo poderá ser controlado pelos encarregados de educação, nomeadamente, a adição de novos amigos.

O site oferece os recursos habitualmente disponíveis nas redes sociais, como a partilha de conteúdos, o chat e os jogos. Refere-se igualmente a existência de filtros no acesso a serviços como o YouTube ou o Grooveshark, para que se garanta que só veem conteúdos próprios para as suas idades.

Ainda em versão beta, o shopcliq é um conceito que tem conquistado bastantes ciberfãs. Esta rede social permite que os seus utilizadores façam o upload de fotos de artigos do seu interesse (roupas, maquilhagem, decoração), que pretendam mostrar, encontrar, comprar, vender, etc.

[caption][/caption]

As fotos entretanto publicadas pelos restantes membros estão igualmente disponíveis para pesquisa, com informação devida associada, tal como comentários e mesmo críticas.

Os utilizadores podem ainda criar grupos de temas do seu interesse, divulgar notícias e criar debates.

A Foodie.com é outra das propostas sociais mais recentes, igualmente em beta. Aqui o tema de interesse é a gastronomia, com a rede a permitir que os utilizadores criem contas com os seus perfis do Facebook ou do Twitter.

[caption][/caption]

O objetivo é dar a conhecer as novidades do "universo da comida", sendo possível acompanhar chefs e críticos de gastronomia, partilhar conteúdos e utilizar um serviço de pesquisa de receitas, entre outras funcionalidades

Por Portugal, o Spoortal é o projeto online de cunho social mais recente. Dirigida a desportistas, a rede é apresentada como o primeiro projeto do género no país. O objetivo é promover a atividade física e o convívio social, em paralelo, referem os responsáveis.

[caption][/caption]

Entre as especificidades desta rede estão a possibilidade de desafiar os "amigos" para uma partida de ténis, futebol, andebol, basquetebol, badmington, etc.

Para que isto aconteça, a plataforma permite procurar e reservar diretamente instalações desportivas, entre outros.

Estão também disponíveis as habituais funcionalidades das redes sociais, mas adaptadas à realidade desportiva, como comentar o desempenho de quem jogou.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé