O número de internautas entretanto cresceu em cerca de um milhão. Se em outubro de 2009 eram 4,484 milhões, segundo os dados da Marktest para o mês de outubro de 2014 são atualmente 5,569 milhões os portugueses que navegam online. O valor é o mais elevado do ano até agora.

Neste mês, acederam à Internet todos os dias, a partir de computadores pessoais, uma média de perto de três milhões de portugueses.

Ao longo do mês, foram visitadas cerca de 7,5 mil milhões de páginas, tendo cada utilizador visto, em média, 1.341 páginas. Traduzidos em tempo de navegação, os valores dão algo como 22 horas e 23 minutos por cada internauta.

O número de internautas não foi a única coisa que mudou. No que diz respeito aos sites visitados também houve algumas alterações, até porque há alguns endereços que saíram do "estrelato", dando lugares a novos protagonistas, como poderá ver na página seguinte.

Os internautas em Portugal são bastante regulares na escolha dos endereços que mais visitam, a julgar pela lista apurada mensalmente pelo NetPanel da Marktest. As alterações registadas ao longo dos últimos cinco anos na lista dos sites mais populares não são muitas, principalmente no que diz respeito ao tipo sites.

Tal como em 2009, o top dos 10 sites mais vistos em Portugal em 2014 tem sido composto por endereços que remetem para motores de busca, redes sociais, informação e divertimento, mas com algumas mas com algumas trocas de lugares e mudanças entre os protagonistas.

Há cinco anos atrás a lista era liderada pelo endereço para o domínio português do serviço de pesquisa da Google. Tal como em 2014.

Em outubro último o Google.pt somou 5,3 milhões de utilizadores únicos e um total de páginas visitadas próximo de 800 milhões.

A vice-liderança estava tomada pelo endereço login.live.com, que servia como porta de entrada para os serviços Live da Microsoft. Hoje é o Facebook que ocupa a segunda posição da tabela.

A rede social registou no mês passado perto de 4,9 milhões de utilizadores únicos e 917 milhões de páginas vistas.

O último lugar do pódio é o mesmo em 2009 e 2014: a morada internacional do Google, assim como a quarta posição, ocupada pelo YouTube.com.

E lembra-se do Hi5? Há cinco anos atrás era a rede social mais popular em Portugal, e ocupava o quinto lugar do ranking de junho da Marktest. Em outubro de 2014 não consta do mesmo.

A mesma posição é agora ocupada pelo Sapo.pt, representando o primeiro endereço "português de Portugal" da tabela, mas não o único.

Entre as novidades face a 2009 temos o blogspot.pt (6º), o bet365.com (8º) e o português iol.pt, que fecha o Top 10.

Em comum continuam a constar o domínio live.com (agora na 7ª posição) e a wikipedia.org, que continua a merecer o nono lugar entre as preferências online dos internautas portugueses.

Além do Hi5, "caíram", entretanto, da lista dois sites da Google: o mail.google.com e o images.google.pt.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico