É certo que o dia dos namorados já vai a meio, mas quem não tem companhia para assinalar a data e gostava de ter ainda pode recuperar o tempo perdido e garantir que não janta sozinho.



Os sites de encontros colocaram o potencial da Internet e da comunicação instantânea aos serviço de causas românticas e assumem-se hoje como uma alternativa a considerar para quem quer conhecer um parceiro romântico, falar com alguém ou encontrar companhia para uma saída.



Em dia de São Valentim espreitámos a oferta disponível e deixamos algumas sugestões para quem tem interesse neste tipo de plataformas sociais. Mesmo que não seja para encontrar companhia para o jantar de hoje, para futuros jantares…



Começamos por um dos serviços do momento, o Badoo. A lógica é a da rede social com um posicionamento claro de facilitador de contactos para quem quer conhecer novas pessoas, namorar ou conversar, as três opções que tem para selecionar quando se regista na plataforma. O contador marca 172 milhões de utilizadores que acedem ao site em mais de 180 países.



Estão disponíveis versões em várias línguas e aplicações para smartphone, que adaptam o acesso ao Badoo a iOS, Android, BlackBerry. Além destas apps específicas, há uma versão para telemóvel que permite o acesso ao serviço através de qualquer outro equipamento móvel com ligação à Internet.



O Badoo foi lançado em 2006 e embora seja usado por pessoas de várias ideias tem uma predominância de utilizadores jovens. Os serviços básicos são gratuitos, mas também há uma oferta Premium, paga, que permite, por exemplo, dar destaque ao utilizador entre os membros de uma determinada região maximizando a hipótese de conhecer alguém.

[caption]Badoo[/caption]

Com uma lógica semelhante existe também o Meetic. O slogan explica a principal missão da plataforma: o amor está à espera, não quer conhecê-lo? Quando o utilizador cria o perfil deve indicar o seu sexo e o sexo da pessoa que procura, bem como um intervalo de idades que ajudará a balizar interesses.



Além desta primeira triagem, o Meetic pode ir mais longe na missão de apoiar os utilizadores da plataforma a encontrarem a sua cara-metade e propõe alguns serviços. Entre eles, um teste de personalidade que será usado pelo serviço para selecionar "parceiros compatíveis".



O Meetic existe desde 2001 e afirma-se como a principal plataforma online de encontros na Europa, onde centra presença. A utilização do serviço é paga e pode custar mais ou menos, consoante o número de serviços utilizados. Está também disponível uma versão mobile.

[caption]Meetic[/caption]

Totalmente gratuito o Lusomeet é outra hipótese à disposição de quem anda à procura de parceiro. Afirma-se como o maior site de encontros lusófonos e tem versões para os países onde há maior número de emigrantes da língua portuguesa.



Mesmo sem registo no site é possível pesquisar homens e mulheres registados, embora a informação em detalhe sobre cada membro só esteja disponível para quem está registado.

[caption]Lusomeet[/caption]

Amor e romance mundial para latinos é o slogan do Amigos.com, mais uma plataforma de encontros com versão em português e uma comunidade relativamente interessante, a avaliar pelos números que contabilizam mais de 56 mil utilizadores em Portugal, num total de mais de quatro milhões em todo o mundo.



A lista de países contemplada na área de registo do site deixa claro que os latinos estão espalhados pelo mundo, pelo que não deve temer o tom redutor do slogan. É também no momento do registo que deve identificar o sexo do parceiro que se procura e o intervalo de idades que lhe interessa. A utilização da plataforma também neste caso é paga e mediada por um fee mensal.

[caption]Amigos[/caption]

Mais uma sugestão, a mesma missão de juntar pessoas com vontade de conhecer alguém. O Almas Gémeas está alojado no site do Jornal Público e resulta de uma colaboração entre o jornal e uma empresa criada por estudantes do Univeridade do Porto. Pretende distinguir-se do resto dos sites de encontros pelo facto de sugerir eventos e ideias aos utilizadores que partilhem gostos e interesses.



O acesso a um conjunto básico de serviços do Alma Gémea tem acesso gratuito. A subscrição da totalidade dos serviços está sujeita a uma subscrição.

[caption]Almas Gemeas[/caption]

Se a versão em português não for um requisito obrigatório, os serviços de dating online multiplicam-se (mesmo em português há mais opções claro). Deixamos um exemplo que já saltou várias vezes para a atualidade noticiosa pelas características diferenciadoras.



Antes de avançar com o nome deixamos um conselho, olhe bem para o espelho antes de tentar integrar esta plataforma e se se sentir confiante registe-se e entre no universo do beutifulpeople.com, uma rede social só para bonitos.

[caption]Beautiful people[/caption]

Resta-nos desejar bons encontros e um feliz dia dos namorados para quem assinala a data ou gostaria de o fazer. Se não for este ano, quem sabe os serviços online não dão uma ajuda para preparar 2014.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.