Ano novo, vida nova. A promessa é comum. Em algumas áreas consegue concretizar-se o objectivo, em outras, nem por isso. Mas se há coisas que têm de mudar entre um ano e outro uma delas é certamente a agenda. É sempre preciso arranjar espaço para os compromissos e os eventos que vão animar cada ano que entra.

Para muitos o papel será sempre uma alternativa a manter, independentemente do número de soluções tecnológicas disponíveis e consolidadas como alternativas credíveis. Para outros, as ferramentas disponibilizadas com o sistema operativo ou a suite de produtividade são suficientes. Mas online há outras opções que pode explorar e adoptar neste ano que acaba de entrar, para não deixar passar nada importante.

O Calendário do Google é uma das opções disponíveis. Permite inserir eventos, partilhá-los com terceiros, aceder-lhes via telemóvel ou imprimi-los. Quando o utilizador quer isolar as diferentes vertentes da sua vida também pode optar por criar vários calendários, com a certeza que terá a navegação entre eles facilitada, ou através da caixa de pesquisa ou de uma outra caixa de opções, que nos menus à esquerda do calendário permitem navegar entre os vários exemplares criados.

[caption]Calendário Google[/caption]

Tal como no Outlook da Microsoft, também no Calendário da Google é possível optar entre diversas vistas: dia, semana, quatro dias ou mês. Tudo com um aspecto bastante "clean" e fácil de utilizar. A única condição é criar uma conta, o que pode ser feito mesmo usando outro serviço de email, que não o Gmail da Google.

Mais completo e com um aspecto ainda mais idêntico ao do Outlook da Microsoft é o EssentialPIM, disponível em versão gratuita e paga. Esta plataforma - só disponível para sistemas Windows - permite ao utilizador gerir a agenda, tarefas, anotações, contactos e email. Tudo a partir de um único local.

Sempre que o utilizador inicia a aplicação tem à disposição uma lista diária onde pode ver as mensagens recebidas por email (o serviço é compativel com POP3 e IMAP e várias contas), eventos em destaque nos próximos dias e tarefas pendentes. A partir deste ecrã inicial também é possível aceder às funções mais usadas e ao calendário propriamente dito.

Pela positiva destaque para a área de eventos. Para cada um inserido é possível adicionar vários tipos de detalhe como assunto, data, hora, duração ou localização. Mas também prioridade, conclusão parcial, categoria, anotações, entre outras. Outra nota positiva para a forma de arrumação dos contactos, onde cada pessoa pode ser identificada com fichas pessoais, comerciais e imagem. Menos fácil é a integração com o email.

[caption]EssentialPim[/caption]

Do outro lado do Atlântico chega a Super Agenda. Quem a criou quis responder a uma necessidade pessoal, mas acabou por colocar a aplicação online para quem quisesse usar. Permite o normal agendamento de eventos e compromissos e a definição de alertas ao utilizador relativos a esses compromissos. O utilizador pode alterar as configurações do browser para definir um endereço fornecido pela Super Agenda como página de abertura e dessa forma será, cada vez que liga o browser, avisado de algum evento em agenda. Quando não existe nenhum o utilizador é redireccionado para a sua homepage original - registada no serviço.

O aspecto dos eventos que são mostrados ao utilizador quando esta acede ao browser é o de uma página Web, com os diversos acontecimentos agendados dispostos pela página.

O serviço, de acesso gratuito, conta ainda com algumas hipóteses de personalização e ferramentas de gestão de tempo, por exemplo, para calcular períodos ideais de férias.

[caption]Superagenda[/caption]

Disponível em português (do Brasil) o Unyk é a alternativa com a qual fechamos esta sugestão. Com mais de 25 milhões de utilizadores, o serviço permite importar contactos de vários serviços de correio e manter sempre os dados actualizados, de forma automática, na base de contactos criada quando estes forem actualizados na origem. A aplicação tem também disponível uma versão mobile.

A lógica é um pouco diferente da usada nos restantes exemplos, mas cabe na mesma nesta nossa sugestão já que manter os contactos actualizados é também para muitos um desejo de início de ano.

[caption]Unyk[/caption]

Fica o convite aos leitores para connosco partilharem outras alternativas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.