As festas e romarias acontecem um pouco por todo o país por esta altura do ano, marcadas pelos convidados musicais de maior ou menor relevo. Feiras medievais e festivais gastronómicos são também uma sugestão cada vez mais comum. Caso para dizer que há muito para fazer além da praia e da "cartada" ao final da noite durante o maior período de descanso do ano.

Embora não seja ainda uma estratégia fortemente implementada, vai sendo cada vez mais comum aproveitar a grande rede para promover este género de eventos. Alguns constam apenas da agenda do site da respectiva Câmara Municipal, mas há quem invista num uso mais "apurado" da tecnologia. Foi o caso de Santa Maria da Feira que, como demos conta num dos nossos sites do dia, mostrou a 14ª edição da sua "Viagem Medieval" online e em directo.

A par de Santa Maria da Feira, são muitas as cidades portuguesas que apostam na recriação da atmosfera da Idade Média durante o Verão, aproveitando os seus castelos, mosteiros e até mesmo ruas circundantes como cenário e vestindo-se a preceito.

A animação reina neste tipo de eventos, apreciados pelos momentos históricos encenados e pela possibilidade de se adquirir uma grande variedade de produtos, alguns artesanais.

[caption][/caption]

A grande maioria da informação online sobre as feiras medievais é conseguida através dos sites das respectivas câmaras municipais - os seus promotores, por excelência - , sendo muito poucos aqueles que contam com site próprio, como acontece com a "Viagem Medieval", já mencionada, ou com a Feira Medieval de Matosinhos, que se realiza de 9 a 12 de Setembro.

[caption][/caption]

Saiba que entre as feiras medievais previstas para os próximos dias estão igualmente a de Castro Marim, no Algarve, e a de Castelo de Vide, no Alentejo.

O rol de "propostas históricas" dificilmente se esgota nestas três hipóteses. Se no dia 12 de Setembro estiver por perto do concelho da Azambuja poderá espreitar a Feira Medieval das Virtudes. De 16 a 18 de Setembro será a vez de Porto Santo, na Madeira, "premiar" os seus habitantes e turistas com um tributo a Cristovão Colombo.

Nas páginas Web indicadas poderá encontrar mais informação de contextualização e, nomeadamente, o programa das festas - umas vezes mais detalhado do que outras, avise-se.

A par dos festivais de música e das feiras medievais, Verão em Portugal é também sinónimo de festivais gastronómicos. Nesta altura do ano, a maior parte dos ajuntamentos em redor das iguarias produzidas em tachos, panelas e demais utensílios de cozinha para ir ao lume já terminaram, mas saiba que ainda está a tempo de ir provar os petiscos do Festival do Tomate, Azeite e Alho, em Santarém, por exemplo.

[caption][/caption]

Independentemente do tipo de evento que procure para queimar os últimos dias com sabor a férias, está mais do que provado que a Internet será sempre uma boa opção para encontrar informação sobre o assunto. Mesmo para alternativas menos comuns, como um passeio numa noite de lua cheia ou ver uma cidade vestida de branco para se despedir do Verão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.