As festas e romarias acontecem um pouco por todo o país por esta altura do ano, marcadas pelos convidados musicais de maior ou menor relevo. Feiras medievais e festivais gastronómicos são também uma sugestão cada vez mais comum. Caso para dizer que há muito para fazer além da praia e da "cartada" ao final da noite durante o maior período de descanso do ano.

Embora não seja ainda uma estratégia fortemente implementada, vai sendo cada vez mais comum aproveitar a grande rede para promover este género de eventos. Alguns constam apenas da agenda do site da respectiva Câmara Municipal, mas há quem invista num uso mais "apurado" da tecnologia. Foi o caso de Santa Maria da Feira que, como demos conta num dos nossos sites do dia, mostrou a 14ª edição da sua "Viagem Medieval" online e em directo.

A par de Santa Maria da Feira, são muitas as cidades portuguesas que apostam na recriação da atmosfera da Idade Média durante o Verão, aproveitando os seus castelos, mosteiros e até mesmo ruas circundantes como cenário e vestindo-se a preceito.

A animação reina neste tipo de eventos, apreciados pelos momentos históricos encenados e pela possibilidade de se adquirir uma grande variedade de produtos, alguns artesanais.

[caption][/caption]

A grande maioria da informação online sobre as feiras medievais é conseguida através dos sites das respectivas câmaras municipais - os seus promotores, por excelência - , sendo muito poucos aqueles que contam com site próprio, como acontece com a "Viagem Medieval", já mencionada, ou com a Feira Medieval de Matosinhos, que se realiza de 9 a 12 de Setembro.

[caption][/caption]

Saiba que entre as feiras medievais previstas para os próximos dias estão igualmente a de Castro Marim, no Algarve, e a de Castelo de Vide, no Alentejo.

O rol de "propostas históricas" dificilmente se esgota nestas três hipóteses. Se no dia 12 de Setembro estiver por perto do concelho da Azambuja poderá espreitar a Feira Medieval das Virtudes. De 16 a 18 de Setembro será a vez de Porto Santo, na Madeira, "premiar" os seus habitantes e turistas com um tributo a Cristovão Colombo.

Nas páginas Web indicadas poderá encontrar mais informação de contextualização e, nomeadamente, o programa das festas - umas vezes mais detalhado do que outras, avise-se.

A par dos festivais de música e das feiras medievais, Verão em Portugal é também sinónimo de festivais gastronómicos. Nesta altura do ano, a maior parte dos ajuntamentos em redor das iguarias produzidas em tachos, panelas e demais utensílios de cozinha para ir ao lume já terminaram, mas saiba que ainda está a tempo de ir provar os petiscos do Festival do Tomate, Azeite e Alho, em Santarém, por exemplo.

[caption][/caption]

Independentemente do tipo de evento que procure para queimar os últimos dias com sabor a férias, está mais do que provado que a Internet será sempre uma boa opção para encontrar informação sobre o assunto. Mesmo para alternativas menos comuns, como um passeio numa noite de lua cheia ou ver uma cidade vestida de branco para se despedir do Verão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.