As obras produzidas por Paula Rego nos anos 70 estiveram expostas na Casa das Histórias, em Cascais, entre Setembro de 2010 e Janeiro de 2011, mas hoje passaram a estar disponíveis na Internet, de forma gratuita e em alta definição.

Esta é mais uma das iniciativas que coloca na Web património artístico, através da possibilidade de visitas virtuais a museus e da digitalização de obras que passam a estar acessíveis a todos os que têm acesso à Internet, e das quais temos vindo a dar conta no TeK.

As obras de Paula Rego que integram este projecto estavam dispersas por colecções particulares e outras instituições museológicas, e a sua junção para a exposição deixa agora um legado permanente que pode ser visitado online.

Embora retratando os Anos 70, a exposição acaba por abarcar 15 anos de trabalho, representados em 44 obras que estão actualmente na posse de diferentes coleccionadores que acederam a que estas integrassem o projecto.

O Deep Zoom Paula Rego Anos 70 resulta de uma parceria entre a Microsoft Portugal e a Casa das Histórias Paula Rego, tirando partido da tecnologia Deep Zoom e Silverlight.

O resultado já está disponível no MSN Portugal e vai estar online também no site Casa das Histórias Paula Rego

[caption]Paula rego[/caption]

Para a construção do site as obras da exposição "Anos 70 - Contos Populares e Outras Histórias", foram fotografadas integralmente, sendo a captação de cada obra feita através de várias fotografias. A apresentação online resulta da junção digital de cerca de 200 imagens por peça, em média. Ao todo foram utilizadas perto de 5 mil fotografias para a construção da experiência das 44 obras demonstradas.

Através da tecnologia Deep Zoom, o visitante pode "tocar" em cada obra, aumentar e ver em detalhe partes da pintura, em alta definição, movimentando o rato. Mas é preciso ter alguma paciência até que a imagem carregue integralmente... E também usar a tecnologia e o browser da Microsoft...

[caption]Paula rego[/caption]

A plataforma criada servirá de referência a futuros trabalhos de investigação e divulgação online da obra de Paula Rego, ficando alojada na cloud com Windows Azure.

Veja ainda o vídeo sobre este projecto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.