Cada vez mais pequenas, leves, baratas e “espaçosas”. São assim as pens drive USB, um objeto que faz parte do nosso dia a dia em torno do computador há tanto tempo que nem sabemos bem quando começámos efetivamente a usar este pequeno suporte de memória flash.

Baseadas no mesmo tipo de memória que compõe os normais discos SSD, as pens USB são, como já referimos, uma das melhores formas de transportar ficheiros entre dispositivos tecnológicos equipados com uma ligação/porta do género. E também podem ser úteis sob a forma de suportes de backup de ficheiros, desde que tenha espaço disponível suficiente.

Mas, como sempre, existem modelos de pen USB bastante distintos: uns mais originais e que mudam no design e forma, mantendo as funções base; outros que vão um pouco mais além e acrescentam funcionalidades extra a estes compactos dispositivos, além de apresentarem características diferentes do habitual.

 

Ou seja, ao mesmo tempo que são cada vez mais leves e reduzidas em termos de tamanho, ao mesmo tempo que o espaço para armazenamento é cada vez maior, as pens USB podem, por exemplo, adicionar à “equação” uma utilidade tão simples como a escrita. Mas também podem acrescentar funções mais tech como a integração de um powerbank. É exemplo a ChargeWrite, por exemplo.

O que procurar numa pen drive USB?

Hoje em dia, 64 GB é a capacidade mínima quando compra uma pen USB, tendo em conta a elação espaço/preço. Menos do que esta capacidade acaba por não compensar, eventualmente. Por outro lado, apesar de o USB 2.0 estar ainda no ativo, as velocidades de transferência de ficheiros no USB 3.0 são imbatíveis.

Se tem um smartphone ou tablet Android (para equipamentos iOS é preciso procurar pens USB um pouco mais especificas…), porque não optar por um modelo com ligação dupla? De um lado está o USB 3.0 convencional, para uso com portáteis e outros equipamentos com porta USB; do outro está uma ligação micro USB (ou USC-C), preparada para utilização com equipamentos móveis. Assim torna-se mais fácil transferir ficheiros entre dispositivos.

Mas há muito mais “variações” das normais pens USB, umas no sentido no design, outras no sentido das funcionalidades extra. Veja acima seis modelos que podem ser úteis no seu dia a dia para finalidades que certamente não esperava à primeira vista.