Conta actualmente com perto de 700 mil artigos, sendo considerada a nona maior versão da "edição original", mas a história da wikipedia.pt começou a delinear-se há 10 anos atrás, cerca de quatro meses após a enciclopédia ter sido lançada nos Estados Unidos.

A criação da versão portuguesa data de 11 de Maio de 2001, embora o primeiro texto em português só tenha sido publicado a 21 de Julho, pelas mãos de um editor - igualmente português - chamado João Miranda, que criou o artigo "Planeta".

[caption][/caption]
Passados dois anos era ultrapassada a barreira dos 1.000 artigos e a partir daqui o volume de conteúdos começou a crescer de forma mais rápida, impulsionado pela preciosa ajuda dos "wikipedistas" brasileiros.

O projecto conta com um total de 863.746 utilizadores registados, no entanto, no mês de Março 2011 (últimos dados disponíveis) estavam activos 27.350.

O número de novos editores vai variando ao longo do tempo mas, por regra, surgem 300 a 400 novos editores por mês, segundo adiantou Manuel de Sousa, da Associação Wikimedia Portugal, ao TeK.

[caption][/caption]

Não existem dados precisos sobre quantos são os portugueses, embora uma listagem existente na Wikipédia, na qual os editores indicam voluntariamente a localidade onde vivem, 190 utilizadores declarem viver em Portugal, refere o responsável, salientando que este número está muito aquém da realidade.

De qualquer forma, o Brasil é o país lusófono com mais pessoas a trabalharem na edição de conteúdos de língua portuguesa, que contudo necessita de mais voluntários nos restantes PALOP. Em Angola, por exemplo, só há registo de um editor, enquanto em Cabo Verde são apontados três, embora apenas um esteja activo.

No momento em que a wikipedia.pt assinala uma década de existência, a Associação Wikimedia Portugal - que reúne os "wikipedistas" portugueses - diz estar empenhada na realização de acções de sensibilização e no estabelecimento de contactos com entidades públicas e privadas, com o objectivo de aumentar o volume de conteúdos sobre Portugal na versão lusófona da popular enciclopédia.

[caption][/caption]

A Harvard Medical School (Portugal), o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, o Centro Português de Fotografia e a J.P. Sá Couto são algumas das entidades com quem a Associação tem mantido contacto nesse sentido.

De entre as iniciativas de dinamização previstas para breve está o "Wiki Loves Monuments" um concurso de fotografia a nível nacional e europeu, com o qual se pretende melhorar a cobertura fotográfica do património edificado (monumentos, palácios, castelos, igrejas, museus, etc.). O concurso decorrerá em Setembro deste ano.

Do balanço dos últimos 10 anos fazem parte pequenas e grandes vitórias, como as sucessivas barreiras quebradas relativamente ao número de artigos disponibilizados; a melhoria progressiva da qualidade dos conteúdos; e o facto de portugueses e brasileiros terem conseguido aprender a trabalhar em conjunto.

Por último, a associação destaca a crescente aceitação que a Wikipédia foi tendo junto do grande público, em geral, e da comunidade académica, em particular.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.