Para além de garantir que as folhas saem limpas no tabuleiro de impressão e sem falhas, manter a impressora a brilhar pode ajudá-lo a prolongar a vida do equipamento.

O primeiro passo, antes de pegar no pano e no detergente é verificar as instruções do fabricante no manual que acompanha a impressora. A maioria indica quais os melhores passos a tomar, o que não deve fazer e as áreas da impressora onde não pode tocar.

Aconselhamo-lo a seguir todas as instruções do fabricante, não vá o processo dar para o torto.

De qualquer modo, para limpar o equipamento, o primeiro passo é desligar a impressora. Limpe a caixa com um pano de algodão húmido - se for uma t-shirt velha e branca melhor! - não necessita de utilizar um detergente específico, pode simplesmente fazer uma solução à base de água e vinagre. Se não se sente à vontade para isso, utilize um detergente que não estrague materiais de plástico.

Lembre-se que nunca deve utilizar o líquido directamente no equipamento. Opte por molhar o pano húmido com o detergente, é mais seguro.

Numa impressora a laser, certifique-se que o equipamento está frio antes de começar a limpar. Retire os tabuleiros de papel, os toners e coloque-os em cima de um pedaço de papel absorvente e cubra-os, a exposição à luz pode danificar os cartuchos.

Limpe a parte de dentro da impressora com um pano que não largue pelos e uma escova específica para impressoras. O espelho deve ser limpo devagar e sem fazer pressão com a escova, caso contrário pode riscar a peça.

Retire todos os pedaços de papel e lixo que ficaram no interior do equipamento e limpe os rolamentos mas não toque no esponjoso!

Numa impressora a jacto de tinta, o processo de limpeza costuma ser automático e activado através do painel de controlo do equipamento. Se esse processo não remediar o problema, abra a impressora e utilize um aspirador semelhante ao utilizado para limpar teclados para retirar restos de papel, pedaços sólidos de tinta seca e outros resíduos alojados no interior do equipamento.

Para limpar os rolamentos da impressora opte por utilizar um pedaço de algodão seco e imprima páginas em branco. Este processo obriga os rolos a mexerem e não implica a utilização de tinta, pelo que deverá ajudar a retirar os restos depositados em impressões anteriores.

Mesmo seguindo as dicas que o TeK lhe deu nesta sugestão, lembre-se que um dos passos fundamentais recomendados pelos fabricantes para manter a sua impressora de "boa saúde" é levá-la pelo menos uma vez por ano ao agente especializado para que eles façam uma limpeza profissional. Assim conseguirá prolongar a vida da impressora...