Quem tem paixão pela fotografia gosta normalmente de mostrar o seu trabalho e a Internet tem sido um meio de divulgação de fotógrafos amadores e profissionais, que exibem as suas melhores fotos em portfólios próprios ou em serviços partilhados. Uma nova moda surgiu com a possibilidade de associar os mapas aos locais, dando a conhecer as melhores paisagens de uma viagem ou fotografias tiradas da janela de casa.
O Google Maps é um dos serviços que aposta na georeferenciação das fotografias, tirando partido também do know how adquirido com o Panoramio, uma comunidade de partilha de fotos online. Desta forma um local pode ser "visitado" através da visualização das fotografias captadas pelos utilizadores que por lá passaram.
Com o Google Maps pode criar um mapa pessoal e adicionar informação, imagens e vídeos de forma fácil. Para as imagens é preciso que esta já se encontre online, num serviço de alojamento ou num site, e depois é só editar o mapa e usar a função de Rich Text ou Edit HTML consoante a preferência (no segundo caso é necessário introduzir o código HTML referente à fonte da imagem e o link do local onde esta se encontra).
Os mapas, e as imagens associadas, podem ser definidos como privados e partilhados apenas com familiares e amigos, ou tornados públicos, ficando também disponíveis no Google Earth.
http://imgs.sapo.pt/gfx/446170.gif
A Microsoft tem também uma funcionalidade semelhante na plataforma Virtual Earth em conjugação com o Live Maps, criando uma colecção que está associada a uma determinada localização do mapa. Esta colecção pode também ser privada ou pública.
http://imgs.sapo.pt/gfx/446171.gif
A georeferenciação das imagens está a tornar-se tão importante que a Sony já lançou um pequeno acessório para quem quer saber exactamente as coordenadas geográficas do local onde as fotografias foram captadas. Adequado para os fotógrafos mais minuciosos, o GPS-CS1 é associado à informação que as máquinas fotográficas já colocam, de data e hora. O custo é de 130 euros e a Sony garante que funciona com virtualmente todas as máquinas fotográficas.
http://imgs.sapo.pt/gfx/446173.gif
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários