
O Natal está aí e a azafama das compras já se faz sentir. Mesmo num ano marcado pela crise muitos não dispensam ter um embrulho para a troca nas festas. Aqui no TeK queremos ajudá-lo a ser contido nas despesas e por isso fizemos uma ronda às lojas online para encontrar propostas que lhe permitam fazer boa figura na noite de Natal sem abrir demasiado os cordões à bolsa.
Da mãe, à avó, passando pelos primos, há sugestões tecnológicas que se adaptam a orçamentos magros sem esquecer critérios como a utilidade ou, pelo menos, a originalidade. Vamos às compras. Temos 65 euros para gastar.
[caption][/caption]
Começamos pelo pai/marido. Não fosse a poupança que acabaram de criar a pensar no futuro, e a compra da última geração do iPhone e podia ser mais ambiciosa no presente de Natal para o chefe masculino da família, mas este ano joga pelo seguro e fica-se pelas lembranças.
Uma sugestão interessante pode ser a coluna que encontrámos na Ingeniu. Pode ser ligado ao iPod ou iPhone, mas também ao MP3 ou ao PC, garante 2,4 watts de som e uma autonomia de sete a oito horas.
Pode funcionar fechada ou aberta (rodando as duas metades), quando a ideia é garantir a potência máxima de som. Custa 9,96 euros e a marca garante que ainda entrega a tempo do Natal.
[caption][/caption]
Passamos à matriarca da família. Se a música também for incontornável para ela, mas até há registos de alguns acidentes durante a atividade física com o MP3, talvez seja prudente voltar a dar-lhe música para os ouvidos, mas sem investir muito.
O presente mesmo assim é o mais caro da nossa seleção mas foi escolhido a pensar na possibilidade de ser usado por vários membros e de ser complementar ao presente escolhido para o pai. Para responder a estas necessidades focámo-nos no preço e na memória disponível. Escolhemos um leitor de MP3 Sonic com 8 GB de memória, ecrã LCD e uma autonomia de seis horas. Custa 29,90 euros na Pixmania.
[caption][/caption]
Nesta nossa família imaginária, a filha é uma super fã de jogos de consola - para não deixar esse papel sempre reservado aos rapazes.
O filho um pré-adolescente preocupado com a aparência e com alguma inclinação para dar nas vistas. Para ela comprámos uma capa para a Nintendo DSi, que garante uma proteção extra contra quedas.
O melhor preço fomos encontrá-lo na Fnac, que comercializa algumas propostas da Dertech por 1,99 euros. O utilizador ainda pode escolher o padrão que mais se adequa ao respetivo gosto.
[caption][/caption]
Mas se os padrões desta capa podem dar nas vistas isto não é nada quando comparado com a nossa extravagância deste Natal: uns atacadores com LED. Isso sim é dar nas vistas. Claro que a relação utilidade/preço aqui não presidiu à nossa escolha, mas é sempre necessário existir uma exceção para confirmar a regra.
Na verdade estas fitas com sistema ótico de LEDs podem ser usadas em várias peças de roupa, mas estão preparadas para assumir a função de atacador. Nós concordamos que é uma boa função, se a ideia é não passar despercebido.
Há várias cores disponíveis (verde, azul e laranja) e a garantia de uma "iluminação" sem falhas durante 70 horas. O kit inclui as fitas, pilhas e dois dispositivos eletrónicos LED. Custa 7,50 euros na Ingeniu.
[caption][/caption]
Seguimos para os avós. Ela sempre preocupada em levar os trabalhos que faz em casa para a Universidade sénior, ele mais empenhado em aproveitar a reforma para passear e conhecer novos recantos do país.
Está quase tudo registado em fotos, a não ser as viagens dos dois últimos fins de semana, porque a câmara caiu e deixou de funcionar.
Era uma boa oportunidade para oferecer uma nova, mas como está em contenção de custas será mais prudente oferecer só a capa. Encontrámos uma opção na Worten à medida de vários modelos de máquinas compactas, que está à venda por 7,99 euros. É colorida, o que pode ser uma ajuda para não a perder ou confundir com outras e é fabricada pela ACME.
[caption][/caption]
Fechamos com mais uma proposta útil, que ajuda a transportar dados digitais quando estes são precisos em mobilidade e nem sempre está disponível um acesso à Internet.
Neste caso a pen foi a solução encontrada para a nossa avó dividida entre trabalhos da universidade sénior e pesquisas realizadas em casa.
Optámos por um dispositivo da Kingston com 8 GB de memória. Custa 7,99 euros e está disponível, entre outras lojas, na Worten. Tudo somado gastámos 65,73 euros.
Nota de redação: Foi incluída informação sobre a loja que comercializa os cordões LED.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Astrónomos confirmam super-Terra habitável e abrem portas à deteção de vida extraterrestre -
App do dia
App Drippi transforma o “look” completo dos amigos em criações únicas -
Site do dia
Na TemPolor a IA ajuda a encontrar a música certa para cada imagem -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários