Por esta altura começa o frenesim dos presentes, com as lojas cheias e as filas para estacionar no centro comercial. Este ano pode experimentar oferecer um presente virtual, comodamente, a partir de qualquer computador com ligação à internet.

As opções incluem, mas não se limitam a, um jantar romântico à luz das velas no Second Life, um balão no Facebook, ou um conjunto de maquilhagem virtual, da Sephora, no Stardoll

As prendas virtuais são um novo fenómeno da cultura da internet, ligadas predominantemente à emergência dos serviços e sites de redes sociais como o Facebook e o Second Life. Estas prendas não têm existência material, mas custam dinheiro a sério e fazem a alegria de muita gente.

Os objectos virtuais podem ter um valor estético, social, ou até funcional, já que nem todos são puramente ornamentais. Têm em comum o facto de não terem qualquer tipo de representatividade real, estando limitados aos universos virtuais em que são oferecidos.

Facebook

A rede social Facebook dispõe, desde Fevereiro de 2007, de uma ‘gift-shop’, onde o utilizador pode comprar, para si ou para oferta a outros utilizadores, um conjunto limitado de ícones desenhados pela artista gráfica Susan Kare. Os presentes recebidos são exibidos em conjunto com a mensagem de quem os oferece, na ‘Wall’ do utilizador e individualmente, no espaço ‘gift-box’.

As opções de envio dos presentes incluem filtros para a visualização dos presentes e mensagens, apenas por quem os recebe, por todos os utilizadores que visitem a página de quem recebe, ou por um grupo definível de utilizadores. Todos os presentes do ‘gift-shop’ custam 1 dólar, tendo o utilizador direito a um presente gratuito com a inscrição na rede social.

Os presentes do Facebook não são exclusivos a grupos de amigos e namorados, com as empresas a utilizarem cada vez mais este serviço para ofertas a colaboradores e clientes.

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Second Life

Os presentes e objectos comprados no Second Life são bastante mais complexos e em tudo semelhantes a objectos reais, já que se destinam a uma utilização paralela às suas versões reais. No Second Life é possível comprar tudo, ou quase tudo, o que se compra no mundo real: roupa, comida, transporte, propriedades, arte, maquilhagem, um jantar romântico, etc.

Os valores estão também sujeitos a um mercado livre, de oferta e procura, com os objectos a serem protegidos por direitos de autor válidos, garantidos no mundo real pela empresa criadora do Second Life, a Linden Labs.

Uma das formas de oferecer algo no SL é através de cheques-prenda em Linden Dollars, a moeda deste universo virtual. Um dólar americano vale cerca de 266 Linden Dollars.

Teoricamente, não existe um limite para o preço dos objectos virtuais no Second Life, estando o seu valor sujeito às modas e à vontade do detentor dos direitos.

A roupa e a arte são dos objectos mais comprados, sendo as ‘skins’ para os avatares alguns dos mais caros, para além da propriedade.

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Stardoll

O Stardoll é um site direccionado para um público mais juvenil e eminentemente feminino, uma espécie de versão digital das bonecas e casinhas de outros tempos. No Stardoll as utilizadoras podem criar, vestir e cobrir dos acessórios mais modernos as suas bonecas virtuais.

No site estão disponíveis os últimos estilos e os criadores mais badalados, incluindo Louis Vuitton, Hermes e Dior. Apesar de oferecer alguns acessórios e roupas de forma gratuita, o serviço está centrado à volta de um centro comercial, onde podem ser adquiridas milhares de roupas e acessórios virtuais.

A moeda utilizada é o dólar, sendo os pagamentos feitos por meio de cartão de crédito, Ukash, Paypal ou por cartões pré-comprados.

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