Na próxima sexta-feira assinala-se o Dia da Criança. Manda a tradição que o dia seja dedicado aos mais novos, que nesta data muitas vezes recebem uma lembrança dos pais, dos avós e de outros familiares.



A pensar nesse gesto fizemos uma ronda por algumas lojas de informática e telecomunicações e escolhemos alguns produtos que podem ser interessantes para quem planeia marcar o dia com um presente.



Olhámos ao preço dos produtos, essencialmente, mas também à aparência e às funcionalidades nesta seleção, que não é fechada e também pode contar com as suas sugestões. Que comece a ronda!

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na loja da Worten descobrimos uma área dedicada ao Dia da Criança na qual a empresa agrupa um conjunto de promoções especialmente endereçadas a quem ainda é criança…ou quase, é que por ali também pode encontrar smartphones a tocar os 500 euros.



Também com um preço que não é para todas as bolsas, mas pelo menos com um fim mais justificável para o público em questão, encontrámos também aí uma DSi Nintendo por 119 euros, abaixo dos habituais 149 euros. Dentro do modelo encontrará design e cores mais arrojadas, é certo, mas pelo desconto pode valer a pena fechar os olhos às opções coloridas…dizemos nós.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Fnac também já se preparou para receber o Dia da Criança, no seu Fnac Kids.


A principal aposta da fabricante vai para os livros, que podem ser comprados até 1 de junho com descontos até 40%, mas há mais opções, como os jogos didáticos relacionados com ciência e engenharia.


Escolhemos a ciência desta vez, e destacamos o telescópio Science4You que tem um desconto de 20% para custar 15,99 euros. Quem o receber terá a oportunidade de admirar as estrelas pela lente de um equipamento desenvolvido por uma empresa portuguesa.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A TMN - que tem um mini-site só dirigido aos mais novos - alinha um conjunto de sugestões à medida dos interesses sub-18, que também podem ser úteis consultar.



O Sony Ericsson Cedar Quiksilver kids é um exemplo. Com caminho facilitado para o Twitter e o Facebook, o smartphone integra uma câmara de 2 megapixeis e também suporta vídeo. Tem um ecrã QVGA de 2,2 polegadas, leitor de MP3, rádio FM e slot para cartão de memória até 16GB. Custa 59,90 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mas se o seu presente no dia da criança vai para uma menina desinteressada das redes sociais e de outros serviços online (talvez por ainda não ter idade…) uma das novidades da oferta Optimus também pode ser interessante.


O Optimus Dallas faz o básico: permite receber e fazer chamadas e enviar e receber mensagens e acrescenta-lhe uma câmara VGA para fotografias e Bluetooth para facilitar a troca de ficheiros. É uma proposta em cor-de-rosa choque que custa 29,90 euros. Também está disponível em branco e preto.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Já com acesso a uma gama mais variada de serviços e funcionalidades, o Vodafone 455 foi uma das ofertas que entrámos na Vodafone capaz de combinar atributos importantes para utilizadores mais novos, sem ter de chegar aos 50 euros.



O dispositivo conta já com acesso à Internet (ligação GPRS), rádio, câmara de 1.3 megapixéis, gravação de vídeo e ecrã de 2,4 polegadas. Tem Bluetooth, uma memória de 5 MB e ligação aos serviços Live da operadora.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mas porque nem só de telemóveis vivem as crianças e adolescentes, ainda que por vezes seja difícil acreditar, também contemplámos nesta seleção uma sugestão menos preocupada com o preço (embora também esteja à venda com um desconto de 5% por estes dias) e mais focada na originalidade: uma coluna Angry Birds HelmetPig da marca Gear4 com dock para iPod.



A potência é de 30 watts, mas o potencial para fazer o seu filho ou filha darem nas vistas quando receberem amigos em casa parece-nos infinitamente maior… Custa 85,49 euros no El Corte Inglês.



Eventualmente menos simpático para as crianças e mais interessante para os pais, deixamos também uma referência o Chilp Locator, um equipamento que não é novo mas que não deixa de endereçar uma preocupação atual: a da segurança.


O dispositivo de localização da Inosat funciona sobre tecnologia GPS e GSM e permite aos pais ou educadores monitorizar a criança à distância, emitindo alertas em tempo real sempre que esta sai de uma zona de segurança, como a casa ou a escola. Os alertas são recebidos em qualquer dispositivo com acesso à Internet.


O Child Locator está à venda no site da Inosat, na Worten e na Media Markt e custa 359 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.