As newsletter são um dos melhores métodos que pode adoptar para manter os seus contactos informados acerca do que vai fazendo no seu blog, site ou até mesmo a nível profissional.

Contudo, este tipo de ferramenta pode ter o seu lado ingrato, seja porque tem de pagar para ter um serviço que suporte o envio destas cartas ou por acabar por ser conotado como spammer ao enviar centenas de newsletters para os seus contactos.

Independentemente destes factores, caso esteja a pensar criar um documento deste tipo, o TeK deixa-lhe aqui algumas sugestões que lhe poderão ser úteis. Nestes casos, optámos por serviços gratuitos e dicas fáceis para quem se quer iniciar na "construção" de newsletter.

O primeiro passo

Logo de início deve estabelecer alguns princípios básicos na concepção da sua carta informativa. Primeiro deve definir os seus objectivos para a newsletter pensando se quer, por exemplo, angariar mais público para o seu site, desenvolver uma comunidade em torno da sua rede de leitores, potenciar a sua "marca"… enfim, as motivações são variadas e a única coisa que tem de estruturar de início são os objectivos.

Depois de pensar nas prioridades deverá promover a sua newsletter. Dê a conhecer ao seu público a possibilidade de subscrever os seus conteúdos e estabeleça uma periodicidade para o envio do documento aos seus contactos.

No que se refere ao discurso utilizado, a nossa sugestão vai para uma linguagem semelhante à usada no seu site ou blog. Se opta um método de escrita descontraído, convém não optar por uma newsletter com um discurso elaborado e digno de uma enciclopédia mundial. Mantenha o mesmo estilo em ambos os canais e ao longo do tempo, caso contrário os seus leitores vão estranhar.

Outra opção que deverá ter em conta é a criação valor. Incentive as pessoas a ler e a subscreverem as suas produções. Seja original naquilo que faz, tente descobrir aquilo que mais cativa os seus leitores e aposte nisso, dando-lhe destaque na newsletter. No entanto, deverá ter em conta que, por muito original que seja, os conteúdos devem estar organizados. Informação acessível a poucos cliques é uma das chaves do sucesso.

Passar à acção

Por fim, tem de encontrar um serviço no qual possa confiar as suas newsletters. Apostando numa plataforma gratuita, sugerimos-lhe dois: o YMLP - Your Mailing List Provider - e o LetterPop.

No primeiro caso, são fornecidos três sistemas de subscrição, um gratuito e dois pagos. No caso da versão grátis, é oferecida uma conta que permite enviar a sua newsletter para até mil subscritores, uma por dia se pretender.

Pode enviar o texto recorrendo a linguagem HTML ou em Plain Text, armazenar imagens no servidor para futura anexação à newsletter, criar listas de contactos e arquivos de documentação enviada.

A outra opção, o LetterPop, é uma ferramenta online que lhe permite criar de forma fácil e intuitiva as suas newsletters. No site estão disponíveis vários temas e esquemas de cartas que pode utilizar para criar o seu boletim informativo.

Esta ferramenta, que lhe permite o recurso a funcionalidades drag and drop, dá-lhe a possibilidade de fazer o upload de fotografias e de partilhar os seus modelos de newsletter com outros utilizadores.

O único senão do LetterPop é o facto de a mailing list disponível na versão gratuita estar limitada a 25 contactos… Neste caso, o que lhe sugerimos é que aproveite a plataforma até esgotar os contactos, depois pode sempre importar a newsletter para outro serviço.

Se lhe faltarem as ideias para o esquema de carta a utilizar, visite o Templates Box, pode ser que encontre aqui o tipo de newsletter ideal.