Fotografias pessoais, dados bancários e ficheiros de trabalhos, projectos e relatórios, passeiam-se todos os dias nas malas de estudantes e profissionais, comodamente guardados nas suas pen discs ou discos portáteis, mas o risco de que a perda destes dispositivos ou olhares indiscretos revelem os segredos que albergam é elevado.
À mobilidade crescente dos dados, que os coloca em situações de maior susceptibilidade às perdas e roubos, juntam-se os ataques a PCs ligados à Internet ou a redes empresarias, assim como a simples coscuvilhice de colegas e outras pessoas com acesso físico aos equipamentos.
Os cenários que envolvem os roubos de dados são bem conhecidos de todos, sobretudo pelo aparecimento de inconfidências nos jornais ou por notícias que dão conta de "perda" de portáteis com informação confidencial de grandes empresas.
A verdade é que todos estes problemas podem ser contornados. Há formas fáceis e baratas de evitar estes riscos, através das encriptação (cifra) dos dados, que pode ser feita com aplicações descarregadas gratuitamente da Internet.
As soluções não são à prova de bala, como hoje em dia poucas coisas são em termos de segurança da informação, mas resolvem as necessidades básicas de colocar mais um cadeado nos ficheiros que quer proteger.
Veja com o TeK 4 aplicações que pode descarregar e usar no seu computador, úteis para diferentes sistemas operativos.
O TrueCrypt é uma das aplicações mais conhecidas e descarregadas, estando disponível para download gratuito. A aplicação permite criar um disco virtual no seu computador ou na pen que não passa de um ficheiro cifrado, acessível apenas por password.
Esta aplicação é uma das mais completas no suporte a algoritmos de cifra, abarcando o AES-256, Blowfish, CAST5, Serpent, Triple DES e Twofish.
O TrueCrypt suporta também várias versões do Windows e pode ser usado com sistemas operativos Linux e MacOS X.
[caption][/caption]
O FreeOTFE é outra alternativa viável para sistemas Linux e Windows, que funciona igualmente com a criação de drives virtuais. Para além de um modo "portátil, que dispensa a instalação antes da sua utilização, o FreeOTFE tem um modelo de Explorer que permite aceder a volume cifrados sem instalar o software.
A aplicação tem versões em Alemão, Italiano, Francês e Inglês, e, tal como o TrueCrypt, é um projecto open source cujo código pode ser descarregado no site.
[caption][/caption]
O modelo open source está também na base do CrossCrypt que pode ser usado em Windows mas também em Linux e pode ser especialmente útil para quem tem computadores dual-boot.
Para completar o conjunto de quatro aplicações, citamos ainda o CompuSec que não perde em popularidade com o TrueCrypt e que suporta também várias versões de sistema operativos Windows de 32 bits e Linux, garantindo ainda apoio técnico grátis online.
[caption][/caption]
Há ainda uma série de aplicações comerciais que podem ajudar a proteger os seus dados, mas estas estão mais à mão para que possa experimentar.
Claro que só fazer o download não é suficiente e, para que a protecção exista de facto, é preciso começar a cifrar a informação mais sensível. De preferência já hoje.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários