Em altura de preparar a lista de prendas para o Natal o mundo dos gadgets tem muitas possibilidades para ponderar, de diferentes géneros. O segmento wearable é um dos que mais cresceu recentemente em termos de oferta, com nomeadamente a concretização de algumas promessas adiadas de smartwatches.

Os relógios inteligentes foram "roubar" algumas das "especialidades" às pulseiras fitness, apostando grandemente na área da saúde e do fitness, como prova o recém anunciado Watch da Apple, com a respetiva plataforma Health Kit.

Ainda assim há fabricantes que apostam separadamente nos dois acessórios, caso da LG, por exemplo, ou que apesar da maior tendência pender para os smartphones, optam pelas pulseiras, e misturam-lhes algumas caraterísticas de relógio, como a Microsoft, com a sua Band.

Entre os consumidores continua a existir quem prefira as pulseiras aos smartwatches, seja pela capacidade de monitorização mais "madura", pelo maior simplicidade do design ou por implicarem um menor investimento.

Neste segmento também não faltam hipóteses de escolha, com algumas marcas com provas dadas na tecnologia de monitorizar a atividade física. Conheça as propostas de fabricantes como a disponíveis no mercado português na maior altura de compras do ano.

A FitBit é uma das fabricantes especializadas neste segmento de mercado, com várias propostas no mercado.

A sua linha mais recente é a Charge, com dois modelos de pulseiras à escolha que também dão horas. Uma delas já está à venda no mercado norte-americano, a FitBit Charge, mas a outra só está disponível a partir de 2015, como o TeK já noticiou.

No mercado português o modelo mais recente à venda é o Flex. A pulseira de design minimalista promete analisar premissas como número de passos dados, distâncias percorridas, calorias queimadas, horas dormidas e até mesmo a qualidade do sono.

Têm igualmente função de alarme, permitindo estipular metas diárias de exercício, como determinado número de passos ou distância percorrida.

Com capacidades wireless, a FitBit usa a tecnologia Bluetooth 4.0 para sincronizar dados com o PC, o tablet ou com o smartphone. Nos dois últimos casos há uma aplicação para descarregar.

Há várias cores à escolha com os preços a rondarem os 100 euros.

Próxima página: UP da Jawbone

A Jawbone tem nas pulseiras UP o seu produto mais popular, embora a empresa também tenha propostas na área do áudio e sistemas de som. A UP24 foi o último dos seus gadgets de monitorização a ficarem disponíveis no mercado português

A pulseira inteligente regista vários tipos de atividade do utilizador, desde a atividade física aos ciclos de sono. Com a ajuda de uma aplicação é possível também manter um registo daquilo que é comido, para que o software possa fazer um balanço mais completo do estado do utilizador.

A comunicação é feita através de Bluetooth, mas também através da entrada de som do smartphone.

O sistema UP da Jawbone faz uso ainda de um conceito de gamification, desafiando os utilizadores a atingirem determinadas metas. Há inclusive alertas de inatividade.

A UP24 custa perto de 120 euros, enquanto a versão anterior, a UP, já pode ser adquirida por cerca de 80 euros.

Próxima página: Garmin Vivofit

Tal como as suas concorrentes, a Garmin Vivofit conta os passos diários do utilizador, assim como distâncias e calorias, monitorizando igualmente as horas de sono efetivo e de consequente descanso.

Também é capaz de memorizar o nível de atividade atual para, depois, definir uma meta diária que seja atingível e fornece a contagem a montante das metas. Desta forma, e à medida que se vão cumprindo as metas, ajusta os objetivos dos dias seguintes.

Além disso, o equipamento recorda os utilizadores quando é altura de começar a andar. Depois de uma hora de inatividade, a pulseira mostra uma linha vermelha de análise de movimento que avisa o utilizador de que está sem atividade há muito tempo. Esta barra vai aumentando a cada 15 minutos e volta à estaca zero apenas quando o utilizador começar a caminhar durante alguns minutos.

Os valores podem ser consultados de forma individualizada com um toque de botão, a partir do ecrã LCD invertido, com acelerómetro.

A pulseira dispõe de memória suficiente para armazenar até um ano de histórico de dados, sendo vendida em azul, verde, cinzento, lilás e preto por 119 euros ou por 149 euros, com o pack com monitor de frequência cardíaca (IVA incluído).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico