São muitas as dúvidas de pais e professores sobre a utilização do computador Magalhães, que se agravam com a multiplicação do número de computadores portáteis distribuídos às crianças do primeiro ciclo do ensino básico. A informação que acompanha o pequeno portátil pode não ser suficiente e alguns sites dão uma ajuda preciosa no esclarecimento de algumas questões.

O TeK tinha publicado, logo em Setembro de 2008, uma lista de perguntas frequentes sobre o Magalhães, que tem vindo a actualizar e que é uma boa fonte de informação básica sobre o pequeno portátil.

A informação institucional está centralizada no site da iniciativa e-escolinha, onde se detalham as características do Magalhães e o software instalado, mas onde não se esquece a informação sobre quem tem acesso ao computador.

[caption]e-escolinha[/caption]

A ligação a uma lista de perguntas frequentes (FAQ) está mais escondida mas também faz parte do site. Infelizmente quando testámos a área da Ficha de inscrição não estava a funcionar.

A informação para inscrição pode porém ser encontrada aqui, devendo seleccionar-se no menu inscrição se se trata de uma Escola, Pais, Ensino Público ou Ensino Privado.

Logo à partida é sobre as inscrições e a forma de pagamento que muitas dúvidas surgem para os encarregados de educação. Quando na escola a informação não é completa, poderá recorrer ao site da YOUTSU, o agrupamento de empresas que integra a JP Sá Couto e a Prológica e que gere a distribuição do computador Magalhães.

[caption]Youtsu[/caption]

Neste site é possível validar o estado do pedido e ainda a informação sobre o pagamento, caso tenha recebido um SMS para pagar.

As dúvidas técnicas surgem depois de se ter recebido e "desembrulhado" o portátil. A utilização dos programas, a ligação à Internet e a configuração dos sistemas de protecção, com o controle parental estão entre as principais questões levantadas pelos pais.

No site da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) é um dos melhores recursos para informação técnica. Pode encontrar aqui o manual de desinstalação do GCompris, assim como um Workshop e-escolinha, destinado a formadores e professoras e que, apara além de directivas gerais, inclui algumas actividades. Este site tinha sido referenciado como Site do Dia esta semana.

[caption]Site DGIDC[/caption]

Dentro do site da DGIDC há uma área de recursos para o e-escolinha, onde encontra uma série de manuais e Guias de apoio, importantes para os professores mas também para pais que se queiram manter informados.

O site da AT Informática, um centro de assistência técnica e helpdesk, tem também online na área dedicada ao Magalhães uma série de documentos, entre os quais o Manual do Utilizador do Magalhães (em PDF), o Guia do Pai e o Manual de desinstalação do GCompris, preparado pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) depois da identificação de erros ortográficos no programa.

[caption]Site AT Informática[/caption]

O site da Caixa Mágica, responsável pela versão Caixa Mágica Linux Mag instalado na partição de Linux do Magalhães, tem também online o Manual e vários documentos de consulta sobre a utilização do sistema operativo e do software.

[caption]site caixa mágica[/caption]

Nas FAQ estão contempladas as respostas a algumas questões sobre como experimentar o Linux Caixa Mágica e respostas a questões técnicas, como a configuração de uma placa 3G, por exemplo.

Referimos por último o site da escola EB 2/3 Pedro Jacques de Magalhães, de Alverca do Ribatejo, que teve o cuidado de compilar num site diversas ligações para sites de informação útil sobre o Magalhães e manuais de utilização das ferramentas. Entre os recursos apresentados está uma cópia do texto e fotos da Análise do TeK ao Magalhães, que infelizmente não tem link nem os créditos do site.

[caption]Escola EB 2/3[/caption]

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.