As redes sociais tornaram-se uma quase inevitabilidade. Em casa ou no trabalho tendem a cruzar o nosso dia-a-dia pelos mais diversos tipos de razões especialmente, claro, para quem trabalha em frente ao computador. Mas não só. Estes espaços de convívio também estão no telemóvel e até mesmo na TV.



O Facebook já será um nome totalmente desconhecido para poucos. O Hi5 é hoje menos popular, mas foi o veículo que fez despertar alguns milhões de portugueses para este tipo de plataforma. O MySpace ou o Orkut podem nunca ter reunido tanta audiência em Portugal, mas têm (ou tiveram) indiscutivelmente um lugar no top das redes sociais mais populares do mundo.



Contudo, não são as únicas. A bem dizer há hoje redes sociais para quase todos os gostos. Umas mais populares que outras, umas com mais capacidade para manter o dinamismo que se quer para uma qualquer rede de amigos (virtual ou não), outras com menos. Mas o que conta é que um dia alguém pensou nelas e achou que valia a pena tentar. Muitos perguntarão, mas porquê? Nós não comentamos.



Dedicamos hoje algum tempo a um punhado de redes sociais que procuram fugir ao mainstream. Longe das grandes audiências, alimentam-se de interesses específicos ou atributos particulares.



É assim, por exemplo, com a rede social para bonitos. Mal se acede à página percebe-se que o glamour passou por ali (se seguiu caminho para dentro da plataforma fica à consideração de cada um). A plataforma tem uma versão em português - do Brasil - e quem quiser entrar é livre … de tentar. Só pode ser membro quem tiver votos positivos suficientes dos membros da comunidade. Para que essa apreciação seja feita, a proposta de adesão, com foto claro está, deve aguardar 48 horas pela decisão daqueles que já são oficialmente considerados bonitos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Não se preocupe quem gostou do conceito mas teve entrada barrada. As alternativas já começaram a surgir. Uma delas é o The Ugly Bug Ball. O site tem como slogan o seguinte: encontros reais para pessoas reais.


Logo na página de entrada do site ficará a saber cinco verdades feias sobre os encontros. Metade das pessoas disponíveis para encontros são feias, por isso, mais vale pescar no oceano do que numa pequena piscina. Sim, esta é a primeira verdade. Mas há mais. Escolher alguém feio para um encontro também é positivo porque certamente estará a optar-se por alguém mais humano, uma vez que os bonitos tendem a ser pouco simpáticos. Os feios são também, diz-se por aqui, mais leais e esforçam-se mais na intimidade, a dois. The Ugly Bug Ball ainda não tem versão para Portugal mas não deixa de ter acesso livre, em versão gratuita e paga.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Seguindo para novas propostas temos de admitir que a ideia de trabalhar esta montra surgiu destes dois exemplos já descritos e por momentos achámos que não haveria pretextos mais estranhos para criar uma rede social. Estávamos errados.



Uma rede social para divórcios ou para prever o futuro e partilhar com terceiros essas previsões também são bons argumentos para reflectir sobre o conceito destas comunidades. O Ziitrand - antro de previsões futuristicas - chegou a fazer furor, mas não resistiu à muito oferta que a web tem para dar e já não está entre nós. O Divorce 360 continua online.



O projecto já tem presença consolidada nos Estados Unidos e promete apoio para quem está a divorciar-se, desde a ideia sem consequências ao facto consumado. É uma plataforma de serviços, essencialmente, mas também assume a componente social e coloca em contacto pessoas com (pelo menos) esta afinidade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Line for Heaven também já faz história. Existe desde 2007 e, como o nome indica, o que aqui se promete é aproximar os mais religiosos do céu. Os Karma Points ajudam na jornada e podem ser ganhos através de vários jogos. Ao longo dos anos o site tem introduzido várias novidades. Uma das recentes é a pesquisa de membros através de uma funcionalidade que foi designada por God's Eye View. Não há descriminação religiosa na plataforma. Todas as religiões são aceites.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Saltamos da religião para o bar, com um projecto anunciado no ano passado e que cabe bem no conceito de redes sociais "alternativas". A Untappd nasceu para os apreciadores de cerveja. O serviço (rede social/aplicação) foi desenvolvido para o telemóvel e baseia-se na localização. Pretende promover a troca de informação entre quem gosta de cerveja. Não sabemos se o projecto se manterá online por muitos anos. Mas potencial tem.


Sem destaque de imagem ou link deixamos ainda a indicação de que há muito mais para descobrir no mundo das redes sociais "alternativas". Para os apreciadores de bigodes (de todo o tipo) há também uma rede social, como há outra para apoiar financeiramente, com donativos, mulheres que pretendem fazer implantes aos seios.

Entre os projectos que não vingaram, ficam para a história da Internet (ou talvez não) plataformas como o Hamsterster, uma rede social para apreciadores de hamsters ou a rede social que juntava apreciadores de WCs e reunia fotos de casas de banho em todo o mundo.


Acabamos a ronda, não sem antes pedir sugestões que possam completar esta nossa selecção, onde a falta de bom senso até pode não ser o principal traço comum a estas redes sociais, mas a originalidade do motivo é certamente!


Nota de redacção: Corrigida uma gralha.

Cristina A. Ferreira