Em vez de ter um endereço @ISP.pt ou @alojamentodeemail.com e uma página web xpto.isp.pt, pode optar por uma morada web e uma caixa de correio mais personalizada, que use o seu nome próprio, nickname ou apelido de família. O registo de endereços web personalizados já foi um must entre os geeks e internautas mais fanáticos mas não deixa de ser uma afirmação pessoal que se faz de uma presença na Internet.
Claro que não será esse registo que "faz" a sua participação no mundo web, da mesma forma que não é a marca da roupa que veste que determina quem é no mundo real, mas não deixa de ser uma opção interessante, até porque é fácil e não sai caro.
A FCCN tem disponível desde 2001 a possibilidade de registar um endereço com o nome do internauta no subdomínio .nome.pt, especialmente concebido para esta finalidade. Assim poderia ter um site em www.joaomiguelsilva@nome.pt.
Porém esta hipótese não tem sido muito bem aceite pelos utilizadores portugueses e o número de registos neste subdomínio é pequeno.
A nível internacional o domínio .name está também disponível desde 2001 e é gerido pela Global Name Registry, que tem depois vários registars a disponibilizar o registo neste endereço.
Vale ainda a pena lembrar que pode sempre fazer o registo do seu nome próprio ou de família, num endereço de topo como o .com, .net ou . org, embora estes sejam normalmente usados por empresas ou organizações.
Há ainda uma proposta do Surname.biz que quer ver aprovado junto do ICANN a possibilidade de combinar o nome próprio e o apelido no mesmo endereço, do género www.joaomiguel.silva. Segundo os promotores desta ideia, assim multiplicam-se as hipósteses de registo personalizado, e haverá um tronco comum já que todos os silvas vão poder registar oseunomeproprio.silva. O calendário previsto aponta para uma aprovação do ICANN só em 2010 e a desão estimada é bastante optimista com 50 milhões de registos em cinco anos.
Mas será que vale a pena esperar?
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários