Está a chegar uma nova estação. Às lojas já chegou há algum tempo mas, na verdade, só agora começamos efectivamente a ter de admitir que o calor do Verão já lá vai. E se bem que para muita gente não seja preciso um pretexto para fazer compras e renovar o guarda-roupa, para quem precisa de uma desculpa, ou só realiza mesmo esta tarefa por necessidade, as mudanças de estação são quase sempre tempo de uma passagem pelas lojas.



E a expressão passagem assume cada vez mais um sentido abrangente. Passar pela loja já não implica necessariamente sair de casa, deslocar-se até à loja e subir e descer escadas entre secções. Há cada vez mais empresas a explorar o canal online e a dar ao cliente a possibilidade de ver e comprar as suas colecções, confortavelmente a partir do PC. Na realidade nacional a máxima também se aplica, garantida pelas grandes marcas internacionais, mas também pelas marcas portuguesas.



A Salsa é a estreia mais recente. A marca portuguesa quer conquistar novos mercados graças ao investimento e apresenta-se com uma imagem moderna e uma colecção diversificada no mundo online. Quem passa pela loja vai encontrar secção de senhora, de homem, uma área onde estão os produtos "Must Have" da estação, promoções e um Fit Adviser, que ajuda a escolher o número ideal para cada tipo de peça. As entregas das compras feitas na loja online são gratuitas.

[caption]Salsa[/caption]

A portuguesa Throttleman é mais antiga no esforço de explorar o potencial do mundo online. A empresa também passa para este canal de venda uma oferta diversificada - moda feminina e masculina, acessórios e roupa interior - e aposta numa estratégia de redução de preços para atrair os clientes.

Neste momento dá-se destaque a uma campanha que informa o cliente de descontos até 70%, para as peças compradas online. Também aqui as entregas ao domicílio são gratuitas, para compras acima dos 35 euros.



[caption]Throttleman[/caption]

Ainda no domínio da produção nacional, vale a pena referir a loja online da Lanidor. Tal como também fazem outras lojas, a marca deixa ver o catálogo, para além de encaminhar directamente para as peças que o compõem. Mulher, Criança, Saldos e Outlet são algumas das secções disponíveis. As duas últimas, como é fácil prever, a piscar o olho a quem anda atrás de preços mais reduzidos. A entrega de compras é, também aqui, gratuita mas só a partir dos 25 euros em compras.

[caption]Lanidor[/caption]

Passeando um pouco pelas páginas Web dos criadores portugueses ligados à alta-costura, percebe-se que também por aqui há planos para expandir ao canal digital o espaço de vendas. Ana Salazar é uma das marcas que dá indicação no site de planos para uma loja online. A dupla Alves/Gonçalves indicia as mesmas intenções.



De qualquer forma, tanto este como Fátima Lopes são, entre os sites que visitámos, os que mais apostam numa presença Web completa, actual e apelativa. Em ambos os sites é possível observar detalhadamente as colecções, escolhendo pormenores de cada peça que podem ser vistos em zoom. Fátima Lopes disponibiliza já esta possibilidade para a colecção Outono/Inverno 2010-2011.



Miguel Vieira é outro autor de uma forte aposta online. O criador faz desfilar no site oficial roupa, acessórios ou mobiliário, mas só para ver.


Mas a oferta de moda pronto-a-vestir online tem também a incontornável presença de grandes nomes internacionais.



A muito noticiada Zara Online está finalmente disponível. Portugal é, como se sabe, um dos primeiros países escolhidos para esta experiência do grupo espanhol Inditex, com a sua marca mais popular.



Na plataforma online é possível percorrer a colecção, dividida por áreas, como também acontece nas lojas físicas. Para cada peça é possível escolher a cor, ver a composição e cuidados a ter (informações da etiqueta), formas de envio e informações relativas a uma eventual devolução. Quem opta por levantar as compras na loja não terá custos adicionais. Juntam-se ainda a esta a opção de entrega normal ou expresso, com custos diferentes.



Outro pormenor interessante da plataforma é que para cada peça escolhida sugere uma combinação. Por exemplo, se está a ver um casaco de homem pode consultar uma proposta de "corpo inteiro" onde é mostrada uma camisola, umas calças e uns ténis.

[caption]Zara[/caption]

A concorrente Mango também marca espaço no mundo digital. Fá-lo, aliás, há 10 anos e até está a comemorar o aniversário com entregas gratuitas. A loja é simples de utilizar mas não está disponível em português.

[caption]Mango[/caption]

Vale ainda a pena fazer referência a uma das marcas mais conhecidas dos portugueses nas vendas por catálogo, que foi também pioneira na aposta na Internet. A La Redoute mostra online todo o catálogo. Mulher, Homem, Lingerie, Criança; Desporto; Têxtil & Lar; Tamanhos Grandes; Calçado & Acessórios são as secções por onde se divide a oferta. A marca também tem uma área de outlet onde anuncia descontos até 70 por cento.

[caption]La Redoute[/caption]

Com uma filosofia idêntica e uma oferta também diversificada pode ainda fazer compras online na Venca, uma proposta do grupo 3 Suisses. Também neste caso, um outlet completa a oferta do catálogo com as últimas novidades, apelando aos esforços de poupanças de que visita a loja.

[caption]Venca[/caption]

Boas compras! Nestas ou noutras lojas, já que a oferta não se esgota nas propostas que lhe apresentamos. Contudo, para quem já faz compras online passa muitas vezes por estes nomes, que achámos interessantes dar a conhecer pois atestam uma atenção crescente das marcas num canal que, em vários domínios, se tem afirmado como incontornável.

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.