Ou porque o que foi aprendido já está esquecido ou simplesmente porque não conhece determinadas partes da história portuguesa, a Internet pode ser um excelente veículo de aprendizagem. Leva-o mais directo ao assunto do que um livro em papel e ainda oferece a possibilidade de em poucos segundos relacionar assuntos e ilustrar tudo com imagens. É por isso que hoje o TeK assume uma vertente educativa e o convida a visitar sites onde pode desmistificar alguns cabos de tormentas.



A nossa primeira sugestão vai para a Wikipedia. Esta enciclopédia comunitária tem ganho relevo e assumido um papel de fonte de informação incontornável. No caso da História de Portugal não é excepção e permite-lhe saber mais sobre os principais momentos deste país à beira mar plantado. Há milhares de páginas com informação à espera de quem quer saber mais.



Outro recurso de grande valor é o Instituto Camões. Aqui pode encontrar muita informação se o seu interesse está mais direccionado para a história da língua, mas também para os feitos e as figuras históricas em geral. A muita informação que o site guarda faz com que possa não ser muito fácil encontrar o que procura logo à primeira e é por isso que recomendamos que comece o "passeio" pelo mapa do site, onde tem uma visão esquematizada dos conteúdos ali disponíveis. Uma área interessante do IC online é aquela que lhe permite testar conhecimentos relativamente à história de Portugal.



No campo das páginas pessoas também pode encontrar resultados bastante interessantes. Um exemplo é a página pessoal de João Manuel Anjos, um engenheiro de telecomunicações que tem na história um hobby. Resultado: o Atoleiros, com muita informação organizada de forma bastante clara e de fácil navegação para o utilizador.



Para os mais novos também há muitos locais de interesse a visitar que podem ajudar a aprender mais sobre a história do país. É o caso do Ecos do Ribatejo. Os alvos principais desta página são alunos do 2º ciclo, cativados pelas cores suaves e linguagem simples. Neste site também é possível conhecer as efemérides históricas do dia em que se visita a página e explorar desenhos com o rato acedendo a uma legenda com detalhes. Desta forma é, por exemplo, possível ficar a conhecer melhor uma nau.



Fechamos com a Biblioteca Nacional Online. Como milhares de documentos digitalizados e acessíveis via Internet, o projecto tem crescido de forma consistente, apostando nas épocas e nas áreas da história que despertam mais interesse dos visitantes. Estão já acessíveis várias colecções com textos e imagens originais que permitem um contacto com os protagonistas da história, sem sair do PC.