O Nobel português da literatura morreu na última sexta-feira, como tem sido amplamente coberto pela comunicação social. Às homenagens presenciais, juntam-se várias iniciativas online, que facilitam a vida a quem pretende conhecer ou revisitar a vida e obra do autor, pelos caminhos da Internet.

Hoje deixamos nota de algumas dos endereços onde é possível ficar a saber mais sobre o autor, cuja vida fica marcada - goste-se ou não do estilo - pelo enorme contributo para a divulgação da língua e cultura portuguesa e por uma profunda divergência com os valores da igreja católica.

Iniciamos a viagem pelo site da SIC. A estação de televisão assinala a morte do escritor com um especial onde é possível ver ou rever uma reportagem ao autor exibida em Agosto de 2009, ou um slideshow onde se juntam imagens que retratam vários episódios da vida do escritor português.

[caption]Saramago na SIC[/caption]

Um conjunto alargado de reportagens ilustram também a página, com as mais diversas reacções à morte do autor e o relato, em imagem, das cerimónias fúnebres que este fim-de-semana decorreram.

[caption]Saramago na Visão[/caption]

No mesmo grupo, vale também a pena dar um "saltinho" ao site da Visão, que também assinalou a morte do autor com um especial, que em imagens e texto traz informação interessante para quem está interessado no tema.

Dezoito imagens da Associated Press resumem em imagens as cerimónias fúnebres de Saramago.

A última entrevista do autor ao Jornal de Letras e uma galeria de fotos do Saramago pré-Nobel, reunida pela mesma publicação estão também disponíveis no site da Visão Online.

A TVI também assinalou com várias peças a morte do autor, como fez a generalidade dos órgãos de informação. Numa das primeiras notícias que escreveu a propósito do assunto pediu aos leitores para destacarem a melhor frase de Saramago. Quase duas centenas de leitores acederam à proposta. Os resultados podem consultar-se na área de comentários da notícia.

O SAPO também assinalou a data com um especial sobre o tema que ainda pode ser consultado online. Biografia, Ideias Fortes, Retratos, Vamos Ler e O Que Disseram são as áreas que dividem a informação disponível.



Na imprensa destaque ainda para outros artigos recuperados nos últimos dias, como uma entrevista ao Diário Económico (publicado no último sábado no âmbito de um artigo mais vasto), ou ao Jornal de Negócios, que também voltou a publicar um artigo de 2008 onde eram assinalados os principais marcos na carreira do escritor, 10 anos após o prémio Nobel.

Na imprensa espanhola também não é difícil encontrar homenagens ao escritor, em forma de especiais de informação, como fez o El País, por exemplo.

[caption]Fundação Saramago[/caption]

A Fundação José Saramago também está online e também pode ser um endereço a consultar para quem procura informação sobre o autor e as iniciativas apoiadas pela organização que ajudou a criar. A autobiografia, cronobiografia, biografia e distinções do autor estão ali resumidas. Assim como alguma informação de agenda.

Na lógica de informação mais oficial vale ainda a pena espreitar o blog oficial do autor, onde estão listadas dezenas de entradas. A partir daqui o visitante também pode ser encaminhado para lojas online com os livros que levaram para o papel as entradas que Saramago foi deixando no site ao longo do tempo, reunidas em dois livros.

[caption]Blog Saramago[/caption]

Fechamos com uma referência à Wikipedia, onde também há bastante informação sobre a vida e obra do autor. Todos os títulos do autor estão listados por ano, o que permite a quem anda à procura de informação sobre a obra, ter uma perspectiva evolutiva do seu trabalho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.