A data estava marcada e o dia chegou. Empresas, organizações, marcas, artistas com Página no Facebook serão, a partir de hoje, obrigados a adotar a Timeline, uma nova forma de apresentar a informação publicada na rede social.
A nova organização das publicações e interação dos utilizadores com a Página passa a ser baseada no decurso do tempo - o que explica o nome Timeline (em inglês) ou Cronologia (em português) - e a permitir aos responsáveis pela gestão dos conteúdos destacarem aqueles a que dão maior importância e para os quais queiram chamar a atenção dos visitantes.
Esta última particularidade e a possibilidade de acrescentar uma imagem em tamanho XXL, que ocupa todo o topo da Página - e que pode ser diferente do logotipo que identifica a empresa nos feeds de notícias dos utilizadores que a seguem e dedicada a destacar um produto ou iniciativa, por exemplo - são apontadas como duas das características capazes de beneficiar as organizações que saibam tirar partido do novo design.
As diferenças vão beneficiar aqueles que souberem tirar partido delas, reconhecem os especialistas em media sociais. "O Facebook pretende que a sua plataforma seja usada de forma mais social e cada vez menos comercial" e a implementação da Timeline nas Páginas públicas prossegue esse fim, defendeu Virgínia Coutinho, em entrevista ao TeK. "Não se trata de uma mudança de paradigma, mas um reforço do que tem vindo a ser defendido pela empresa: as marcas precisam de se humanizar e criar relações com os seus seguidores", acrescentou.
De acordo com a organizadora do Upload Lisboa, "as empresas que estavam preparadas para esta nova realidade, onde 'o conteúdo é rei', terão agora uma plataforma que valoriza essa postura, que lhes permite criar uma maior interação". Por outro lado, "as empresas e marcas que utilizavam a plataforma com intuito meramente comercial, poderão ver algumas desvantagens neste novo formato", reconhece a especialista em marketing para a Web 2.0.
Entusiasmado ou não com a mudança, ela constitui a alternativa ao abandono da rede social, algo que para quem já investiu tempo e trabalho no serviço não será uma solução mais atrativa. E se nada fizer, o aspeto da página será automaticamente alterado, com a consequência de que alguns conteúdos poderão ficar desformatados e outros desaparecer.
Por isso, o melhor é aprender a tirar partido daquilo que tem ao seu dispor, aproveitar as dicas... e preparar-se para passar a ver a sua página com um aspeto semelhante a este - que nos foi mostrado em sede de previsualização.
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"Com a Timeline o principal enfoque é no conteúdo, de preferência, um conteúdo de engagement, que permita às marcas criarem relações com os seus seguidores", explica Virgínia Coutinho, que deixa alguns conselhos: "humanizar a marca, ser transparente e querer ter relações honestas com os seguidores, são a chave do Marketing Social em que o Facebook tanto acredita".
A possibilidade de experimentar a Timeline já existia há algum tempo e houve mesmo quem viesse antecipando a mudança e começasse a testar potencialidades. Se não é o seu caso, o melhor é começar por fazer a visita guiada às funcionalidades, em cinco passos, que o Facebook oferece.
Numa primeira fase o utilizador é convidado a carregar a tal imagem destinada a ser apresentada como "capa" da Página. Como fizeram os responsáveis pela página do jogo Assassin's Creed, um dos exemplos de marcas que já aderiram ao novo formato, que reproduzimos abaixo.
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É esta foto que, dizem os especialistas, se reveste de especiais potencialidades, no sentido em que - dependendo da sua paciência e objetivos que pretende atingir (existem marcas para as quais é importante manter uma certa constância no que à imagem concerne) - pode ser mudada ao sabor da sua vontade e daquilo que tem interesse em destacar.
Se não sabe como escolher a foto ideal, o Facebook ajuda com algumas regras. Deverá ser "uma imagem única que represente a página, mas não pode conter descontos ou preços, informações de contactos ou email".
"Não é permitido colocar nas Capas das páginas Call-to-actions, informações comerciais, contactos ou conceitos associados ao Facebook, como like, share, entre outros. A Capa deverá ser clean e representativa dos valores da empresa e seu universo. Capas com demasiado conteúdo ou que sejam comerciais não são bem-vindas no Facebook", detalha a especialista contactada pelo TeK.
Ainda em matéria de destaques a apresentar no topo da Página, vale a pena saber que pode fixar uma publicação nova ao topo da Página todas as semanas. Para isso, deve marcar ("taggar") a publicação no topo a página.
É também a partir do topo da Página que passa a ser possível gerir a atividade recente com a empresa, consultar estatísticas relativas à interação e visitas e responder a mensagens.
Tudo é feito a partir do novo painel de administração, que desaparece ou se expande consoante está ou não a ser usado. Assim, deixa de ser preciso navegar para uma página dedicada - e abandonar a principal. Este painel conta também com ferramentas que ajudam os administradores a publicitar a Página (na secção "criar um público" pode "partilhar a página" e "convidar amigos")
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Também o destaque dado às publicações que aparecem na Timeline (Cronologia) pode ser controlado pelo gestor da Página (como acontece nas páginas pessoais de quem já adotou a Timeline), dando maior controle a este sobre os conteúdos que vão prevalecer aos olhos dos utilizadores.
Para isso, basta clicar na estrela que aparece no canto superior direito da publicação, que assim passará a ocupar toda a largura da página, ao invés do habitual "quadrado" colocado de um dos lados.
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Existe ainda outra maneira de dar destaque a eventos: classificá-los como um "Marco". Esta qualidade destina-se a ser atribuída apenas a "eventos especiais da empresa ou instituição", dizem as regras do Facebook. Para criar uma entrada deste tipo, deve escolher a opção Março na caixa da publicação no topo da página ou clicar na linha azul vertical próximo da data em que o evento teve lugar.
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Acima de tudo, lembre-se de que não estamos apenas perante mais uma mudança de design ou ao nível da usabilidade. "Embora esta plataforma seja mais user-friendly, as alterações vão mais além. O Facebook tem vindo a incentivar a produção de conteúdo de qualidade e relevância", que tire partido das funcionalidades da plataforma e a Timeline "é uma forma de levar as empresas e marcas presentes no Facebook a identificarem essa necessidade".
Nota da Redação: O artigo foi atualizado com declarações de Virgínia Coutinho.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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