São várias as iniciativas que actualmente se propõem a premiar a criatividade e empreendedorismo. Hoje destacamos algumas das que estão em curso neste momento, não vá a oportunidade ser a que anda à procura para mudar de vida, mergulhar na vida profissional ou ver reconhecido um projecto antigo.



As iniciativas de reconhecimento à criatividade, sobretudo àquela que está a sair das universidades, ganharam um espaço que há poucos anos não tinham e podem bem ser um trampolim para voos mais altos. Agarre a oportunidade, se anda à procura de uma, e neste leque encontre alguma que lhe sirva.



Inovar para Potenciar dá nome ao Concurso de Ideias que junta a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Câmara Municipal de Almada.



Os estudantes são os alvos do desafio que visa incentivar o surgimento de ideias (produtos ou serviços) aplicáveis ao contexto da cidade de Almada, que se revelem bons instrumentos de revitalização da cidade.



Revitalização urbana; animação do espaço público; modernização do comércio; e comunicação e marketing territorial são as áreas para onde devem apontar a criatividade dos alunos.



A inscrição no concurso deve ser feita online, no site oficial da iniciativa, que se realiza no âmbito da Políticas Cidades Polis XXI - "Redes urbanas para a Competitividade e Inovação". As equipas podem variar entre 2 e 5 pessoas.



O prazo para inscrições termina hoje à meia-noite. Os resultados serão conhecidos em Abril e Maio, sendo que o vencedor ganha um prémio de 5 mil euros. Os segundo e terceiro lugar serão premiados com 2.500 e 1.250 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mais abrangente, mas igualmente focado na busca de boas ideias, está a ISCTE-IUL MIT-Portugal Venture Competition. Destinado a estudantes, docentes, investigadores, empreendedores e start-ups (com até 5 anos), este concurso - que segue em 2011 para a segunda edição - vai premiar quatro projectos empresariais, de base tecnológica.

Os apoios disponíveis para reconhecer as melhores ideias chegam ao milhão de euros. As candidaturas arrancam no próximo dia 3 de Março e os resultados só serão conhecidos em Novembro, após várias fases de selecção.

O concurso pretende virar atenções internacionais para os projectos mais interessantes ajudando-os a ganhar mercado, não apenas com a ajuda monetária que permite lançar ou internacionalizar uma empresa, mas também ajudando a descobrir potenciais clientes.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Até 8 de Abril estão ainda abertas as inscrições para o Prémio Inovação EDP Richard Branson Visão. Promover o talento e o empreendedorismo português são os grandes objectivos da iniciativa, que decorre pela terceira vez este ano.

A energia dá o mote ao prémio que distingue o grande vencedor com 50 mil euros e este ano, pela primeira vez, com a oportunidade de criar um protótipo do seu projecto no FabLab da EDP.



Podem candidatar-se ao prémio concorrentes sem limite máximo de idade desde que tenham um nível de formação académica mínimo equivalente à frequência do último ano lectivo de uma licenciatura, bacharelato ou curso técnico-profissional. Os candidatos devem juntar-se em equipas que podem ter entre dois e cinco elementos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Em Cascais este ano decorre pela quinta vez o concurso Escolas Empreendedoras. A iniciativa é da DNA cascais e visa incentivar o empreendedorismo no concelho, desafiando jovens com idades até aos 23 anos a competir pela apresentação das melhores ideias.

As candidaturas podem ser feitas até 29 de Abril por estudantes de escolas do concelho em equipas com um máximo de quatro elementos, mais um professor colaborador. O formulário para inscrição pode ser recolhido online.

os prémios, neste caso, serão o reconhecimento para a escola e para os alunos vencedores e formação em empreendedorismo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A mesma organização promove, paralelamente, o concurso ideias de negócio inovadoras, aberto a qualquer pessoa, com o mesmo objectivo de ajudar a afirmar o concelho como um concelho inovador. As regras do concurso - que também termina a 29 de Abril - estão online, bem como a lista de áreas para as quais são admitidos projectos, onde se inclui o ambiente, saúde, turismo, energia, entre outras. Os prémios são o apoio à constituição de um plano de negócio, divulgação da ideia e candidatura a financiamento.

Fechamos com a iniciativa ontem anunciada pelo SAPO, que desafia estudantes universitários a criar uma aplicação Web com recurso à API do Sapo Mapas. O desafio prolonga-se até final de Abril e pode ser “enfrentado” por estudantes universitários sozinhos ou em grupos até três elementos.

Os vencedores ganham um estágio de três meses no SAPO e um portátil Vaio. Os segundos classificados têm direito a vouchers de formação e certificação Galileu no valor de 250 euros e os terceiros, quartos e quintos classificados ganharão telemóveis, GPS e pacotes de experiências, respectivamente.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O leque de iniciativas que anualmente premeiam as boas ideias, sobretudo junto das camadas mais jovens e de quem está a sair das universidades, não fica por aqui. Noutras alturas do ano outras oportunidades surgirão para quem está atento ao assunto. O Empreende+ da Universidade de Aveiro, o Ideias em Caixa, da Universidade do Algarve ou o winUbi da Universidade da Beira Interior.

Cristina A. Ferreira